X

Saúde

Com ocupação abaixo da metade, Cubatão reduz leitos de Covid-19

Cidade apresenta redução contínua da ocupação ao longo das últimas semanas

Da Reportagem

Publicado em 01/08/2021 às 06:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Hospital Municipal de Cubatão (HMC) passará de 18 para 14 leitos na UTI Covid-19, e de 21 para 17 leitos de enfermaria / DIVULGAÇÃO/PMC

Devido à redução do número de internações por covid-19 em Cubatão, o Comitê Estratégico Municipal de enfrentamento à doença decidiu reduzir o número de leitos em UTI e Enfermaria.

Assim, a partir deste domingo, primeiro de agosto, o Hospital Municipal de Cubatão (HMC) passará de 18 para 14 leitos na UTI covid-19 e de 21 para 17 leitos na em Enfermaria.

Na UTI, são dois leitos a menos do SUS e dois leitos a menos de convênios, o mesmo para Enfermaria.

A decisão foi tomada após uma redução contínua dos índices de internação e ocupação de leitos ao longo das últimas semanas. Na sexta-feira (30/7), eram 6 os leitos de UTI ocupados, uma taxa de 33,33%, com média semanal de 31,74%. Nesse mesmo dia, uma pessoa estava internada em Enfermaria. Já nas unidades de urgência e emergência, os números de atendimentos e de coleta de testes caíram pela metade ao longo de julho.

Ainda assim, de forma preventiva, a estrutura será mantida, com capacidade de reativação imediata dos leitos.

A cidade apresenta índices de ocupação abaixo de 50% desde 6 de julho, com quedas contínuas tanto nas taxas diárias como semanais. As maiores ocupações se deram entre março e abril, com uma média superior a 90% dos leitos ocupados.

Entre maio e junho, esses número foram caindo gradativamente, para a casa dos 80%, 70% e 60% até a primeira semana de julho, quando a ocupação passa a ficar abaixo de 50%.

O acompanhamento diário dessa semana revela que foi o ponto de virada: no dia 1º, a ocupação estava em 83,33%, com média semanal também de 83,33%. No dia 2, cai para 66,66% com média semanal de 82,54% e, no dia 3, sobe para 72,22% com média ainda em queda, 80,95%.

No dia 4, nova baixa: 66,66% de ocupação e 78,57% de média semanal, com o mesmo ritmo nos dias seguintes: 55,55% de ocupação e 73,81% de média semanal no dia 5; 44,44% e 51,66% no dia 6 e 44,44% e 47,22% no dia 7.

Além da redução consolidada, Cubatão conta agora com o Programa Sentinela de Testagem, que tem como objetivo medir a transmissão comunitária do coronavírus na cidade de acordo com os protocolos da Organização Mundial de Saúde.
O programa teve início nesse sábado (31) e se estenderá pelas próximas 24 semanas.

Além da testagem, as pessoas responderão a questionários clínicos e epidemiológicos. Com as informações, o Comitê a Secretaria de Saúde terão condições de tomar medidas tópicas ou preventivas caso a transmissão apresente crescimento.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter