X

Saúde

Com ocupação abaixo da metade, Cubatão reduz leitos de Covid-19

Cidade apresenta redução contínua da ocupação ao longo das últimas semanas

Da Reportagem

Publicado em 01/08/2021 às 06:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Hospital Municipal de Cubatão (HMC) passará de 18 para 14 leitos na UTI Covid-19, e de 21 para 17 leitos de enfermaria / DIVULGAÇÃO/PMC

Devido à redução do número de internações por covid-19 em Cubatão, o Comitê Estratégico Municipal de enfrentamento à doença decidiu reduzir o número de leitos em UTI e Enfermaria.

Assim, a partir deste domingo, primeiro de agosto, o Hospital Municipal de Cubatão (HMC) passará de 18 para 14 leitos na UTI covid-19 e de 21 para 17 leitos na em Enfermaria.

Na UTI, são dois leitos a menos do SUS e dois leitos a menos de convênios, o mesmo para Enfermaria.

A decisão foi tomada após uma redução contínua dos índices de internação e ocupação de leitos ao longo das últimas semanas. Na sexta-feira (30/7), eram 6 os leitos de UTI ocupados, uma taxa de 33,33%, com média semanal de 31,74%. Nesse mesmo dia, uma pessoa estava internada em Enfermaria. Já nas unidades de urgência e emergência, os números de atendimentos e de coleta de testes caíram pela metade ao longo de julho.

Ainda assim, de forma preventiva, a estrutura será mantida, com capacidade de reativação imediata dos leitos.

A cidade apresenta índices de ocupação abaixo de 50% desde 6 de julho, com quedas contínuas tanto nas taxas diárias como semanais. As maiores ocupações se deram entre março e abril, com uma média superior a 90% dos leitos ocupados.

Entre maio e junho, esses número foram caindo gradativamente, para a casa dos 80%, 70% e 60% até a primeira semana de julho, quando a ocupação passa a ficar abaixo de 50%.

O acompanhamento diário dessa semana revela que foi o ponto de virada: no dia 1º, a ocupação estava em 83,33%, com média semanal também de 83,33%. No dia 2, cai para 66,66% com média semanal de 82,54% e, no dia 3, sobe para 72,22% com média ainda em queda, 80,95%.

No dia 4, nova baixa: 66,66% de ocupação e 78,57% de média semanal, com o mesmo ritmo nos dias seguintes: 55,55% de ocupação e 73,81% de média semanal no dia 5; 44,44% e 51,66% no dia 6 e 44,44% e 47,22% no dia 7.

Além da redução consolidada, Cubatão conta agora com o Programa Sentinela de Testagem, que tem como objetivo medir a transmissão comunitária do coronavírus na cidade de acordo com os protocolos da Organização Mundial de Saúde.
O programa teve início nesse sábado (31) e se estenderá pelas próximas 24 semanas.

Além da testagem, as pessoas responderão a questionários clínicos e epidemiológicos. Com as informações, o Comitê a Secretaria de Saúde terão condições de tomar medidas tópicas ou preventivas caso a transmissão apresente crescimento.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Oficinas de empreendedorismo para mulheres acontece nesta quinta (9), em SV

'Ela pode' acontece na sede do projeto 'Bora lá', no Tancredo

Cotidiano

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3097, nesta terça (7)

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter