X

Saúde

Campanha Fique Sabendo em Guarujá acontece até sexta-feira (30)

Na campanha de mobilização e incentivo à realização do teste de HIV/Aids, tambpem Poderão ser feitos testes de HIV, hepatites B e C, e sífilis

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 28/11/2012 às 12:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Guarujá realiza até esta sexta-feira (30) a campanha de mobilização e incentivo à realização do teste de HIV/Aids, Fique Sabendo. Poderão ser feitos testes de HIV, hepatites B e C, além de sífilis. A iniciativa acontece em todas as unidades básicas (UBS) e unidades de saúde da família (USAFAS) do Município.

O objetivo do Fique Sabendo é a realização do diagnóstico precoce, principalmente com aquelas pessoas que nunca fizeram o exame. A ação em Guarujá conta com o apoio do Laboratório Itapema. A iniciativa é do Ministério de Saúde e coordenada no Município pelo Centro de Testagem, Aconselhamento, Prevenção e Treinamento (CTAPT).
 
Segundo a coordenadora do Programa de DST/AIDS, da Secretaria de Saúde de Guarujá, Márcia Helena Rodrigues, a expectativa para este ano é de um aumento entre 20 e 30%, em relação ao ano passado. “Neste ano, a Prefeitura entregou à população novas Usafas, o que vem reforçar a realização dos testes, já que podemos atingir um maior número da população”, salienta.
 
Nas unidades dos bairros: Santa Rosa, Vila Baiana, Morrinhos, Vila Edna, Jardim Las Palmas e também no Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE), o resultado estará concluído em até 15 minutos. Já nas demais, o resultado do teste estará pronto em até cinco dias. As Unidades de Pronto-Atendimento (UPA´s) não realizam o procedimento.
 
Testes rápidos - São realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo, que é colocado em um dispositivo de testagem. O processo completo consiste na coleta de sangue e no aconselhamento antes e depois do teste.
 
O CTAPT fica na Rua Quintino Bocaiúva, 480 – Centro. Informações pelo telefone: 3352 2666.

A campanha segue até sexta-feira (30) (Foto: Raimundo Nogueira/Divulgação)

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter