X

Saúde

Bancos de sangue da região precisam de doadores

Com a alta da população flutuante, a demanda por bolsas de sangue cresce, justamente no período que as doações diminuem.

Publicado em 31/01/2014 às 11:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nas férias de verão muitos santistas acostumados a doar sangue regularmente viajam e, em contrapartida, a cidade recebe um grande número de turistas. Com a alta da população flutuante, a demanda por bolsas de sangue cresce, justamente no período que as doações diminuem.

De acordo com o Hemonúcleo de Santos, ligado ao Governo do Estado, doar sangue é simples, rápido e seguro. O processo, entre entrevista, triagem física e clínica e doação propriamente dita, dura em média 40 minutos. O material coletado passa por rigorosos exames para identificar doenças infectocontagiosas, como hepatites, HIV e Chagas, garantindo segurança ao receptor. Os doadores podem consultar os resultados.

Para a doação é pré-requisito ter entre 18 e 69 anos, não possuir nenhum doença infectocontagiosa, estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, fazer uma alimentação leve e não fumar 2h antes, bem como não ingerir bebida alcoólica por 24h antes da doação.

Jovens a partir de 16 anos podem doar se comparecerem acompanhado dos pais. É preciso apresentar documento de identificação com foto. Todo doador tem garantido direito ao abono de uma falta por ano no dia da doação, assegurado pela lei federal 1.075 de 27/03/1950.

Bancos de Sangue em Santos:

Santa Casa de Misericórdia (av. Dr Cláudio Luiz da Costa, 50, Jabaquara) - segunda a sexta-feira, 7h às 17h; sábado, 7h às 11h.

Hemonúcleo de Santos – Hospital Guilherme Álvaro (rua Osvaldo Cruz, 197, Boqueirão) - segunda a sexta-feira, 7h às 17h.

Hospital Beneficência Portuguesa (av. Bernardino de Campos, 47, Vila Belmiro) - segunda a sexta-feira, 7h às 12h.

Hospital Ana Costa (rua Amazonas, 143, Campo Grande) - segunda a sexta-feira, 8h às 14h.

Hospital Casa de Saúde (rua Armando Sales de Oliveira, 138) - segunda a sexta-feira, das 7h às 14h; sábado, 7h às 11h.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter