X

Santos

Santos e o Bonde: um passeio pela história

O Bonde percorre 40 pontos do Centro durante 40 minutos e o ingresso custa R$ 7.

Bárbara Farias

Publicado em 03/02/2019 às 10:18

Atualizado em 03/02/2019 às 12:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Linha Turística foi inaugurada em 23 de setembro de 2000. / Nair Bueno/DL

Tomar o bonde turístico na Estação do Valongo, em Santos, é o mesmo que pegar o “bonde da história”.  Quem embarca nos bondes, que conservam suas características originais, na estação de trem entregue pela São Paulo Railway em 1867, tem logo a sensação de voltar no tempo. Ao longo de cinco quilômetros, os passageiros seguem viagem por um museu vivo, avistando cada monumento ou imóvel antigo do Centro Histórico. Um guia fala sobre cada ponto que conta um pouco dos 473 anos da cidade fundada por Brás Cubas em 1546. 

Quanta história tem a cidade que ergueu a primeira Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos (primeiro hospital das Américas), que construiu o maior e mais pujante porto da América Latina, foi protagonista no movimento abolicionista e sede da Bolsa Oficial do Café. Muitos dos principais acontecimentos dessa que é uma das primeiras vilas do Brasil estão resguardados em imóveis que hoje são pontos turísticos. Grande parte da história do município que se desenvolveu com o Brasil e que também foi berço do patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, é contada diariamente nos passeios da Linha Turística do Bonde. 

A Linha Turística foi inaugurada em 23 de setembro de 2000. O secretário de Turismo de Santos, Odair Gonzalez, ressalta a importância do Bonde Turístico para Santos. “O Bonde Turístico integra as comunidades italiana, portuguesa e japonesa à cidade. O bonde é integrado às festividades desses povos. O bonde é mais do que uma atração turística, é um equipamento cultural que leva as pessoas a viajarem pela história da cidade, através do passeio que passa pelos monumentos e prédios históricos de Santos.” 

Mais informações pelo Disk Tour 0800-173887 ou no site turismosantos.com.br. Agendamentos pelo [email protected].

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter