X

Santos

Primeira escola pública de esgrima da Baixada é inaugurada em Santos

Para se inscrever, os interessados devem comparecer pessoalmente na secretaria do Rebouças a partir desta quinta-feira (12)

Da Reportagem

Publicado em 11/08/2021 às 20:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A primeira turma de esgrima terá um número limitado de vagas por conta da pandemia / Divulgação/PMS

Começa a funcionar, na próxima terça-feira (17), em Santos, as atividades da primeira escola pública de esgrima da Baixada Santista. A nova modalidade oferecida pela Secretaria de Esportes de Santos (Semes) terá aulas gratuitas e acontecerão nas dependências do Complexo Esportivo e Recreativo Rebouças (Praça Rebouças, s/n). As inscrições estão abertas e a primeira turma já começa na próxima semana.

As aulas serão ministradas pelo professor Paulo Henrique de Jesus da Silva, especialista em esgrima desde 2009, que já participou de diversas competições nacionais e internacionais. Ele explica que a modalidade olímpica traz grandes benefícios para qualquer idade. "É literalmente de 8 a 80 anos. Pessoas de todas as faixas etárias podem jogar porque estimula a concentração, acuidade visual, consciência corporal, condicionamento físico e, além de tudo, é uma delícia. Quem experimenta dificilmente para de praticar", diz.

Ele conta que existe um grande apelo infantil e juvenil por conta das histórias de mosqueteiros, mas que os duelos perigosos ficam mesmo só nos filmes e desenhos, uma vez que o esporte é totalmente seguro. "Além das roupas e equipamentos de proteção adequados, os equipamentos utilizados durante os treinos, sejam espadas, sabres ou floretes, são bastante flexíveis e seguros, além de não serem afiados a ponto de conferirem qualquer risco aos praticantes", esclarece.

O chefe de Departamento de Atividades Esportivas e Eventos (Deativ), Marcelo Rossi, conta que o projeto já existe há alguns anos e aguardava apenas a identificação do espaço para sair do papel. "O professor Paulo trouxe o projeto para a gente, gostamos muito da ideia e, daí em diante, começamos a trabalhar para viabilizar um espaço adequado, num local de fácil acesso para toda a população e conseguimos isso aqui na estrutura do CER Rebouças", diz.

 

PIONEIRISMO

O Secretário de Esportes, Gelasio Ayres Fernandes Junior, destaca o pioneirismo de Santos. "A nossa escola pública de esgrima, que começa a funcionar já na próxima semana, é a primeira da região a oferecer aulas de esgrima gratuitas. Durante os meses mais críticos da pandemia trabalhamos muito para tirar novos projetos do papel e essa hora chegou. Muito feliz em poder oferecer para a população santista, sem qualquer custo, uma modalidade olímpica que poucos teriam acesso devido aos custos elevados das aulas em espaços particulares", diz. 

 

NÚMEROS LIMITADOS

Em virtude da pandemia de Covid-19, essa primeira turma terá um número limitado de vagas. Todos os equipamentos para as aulas serão oferecidos pela Prefeitura e passam por higienização com álcool 70% e tecido descartável antes e depois da utilização. É obrigatório o uso de máscara facial durante as aulas, higienização das mãos e respeito aos protocolos de segurança e distanciamento social.

 

COMO FAZER AS INSCRIÇÕES

As aulas inicialmente acontecem às terças e quintas-feiras, das 18 às 19h, no CER Rebouças. Para se inscrever, os interessados devem comparecer pessoalmente na secretaria do Rebouças a partir desta quinta-feira (12), das 9h às 16h, em posse do comprovante de residência, duas fotos 3x4, documento de identidade e atestado médico emitido há no máximo três meses (caso de menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Atrás de emprego? PAT de Guarujá oferece 53 vagas nesta sexta (26)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter