Prefeitura Santos
Prefeitura Santos Mobile

Faixa de areia da praia de Santos amanhece coberta de lixo; veja fotos

Segundo autoridades, praias não têm sido frequentadas, mas ressacas mais fortes trouxeram grande quantidade de detritos

Comentar
Compartilhar
22 MAI 2020Por LG Rodrigues18h25
Secretaria de Serviços Públicos de Santos informou que a limpeza na faixa de areia havia sido reduzidaFoto: Nair Bueno / Diário do Litoral

Em fotos captadas pela repórter fotográfica Nair Bueno, da equipe do Diário do Litoral, registraram a faixa de areia da Ponta da Praia coberta de lixo logo durante as últimas horas da manhã desta sexta-feira (22). Nas imagens, é possível ver garrafas plásticas e até mesmo calçados velhos jogados na areia junto com outros detritos vindo do mar. Prefeitura de Santos afirma que diminuiu o número de profissionais atuando na limpeza das praias e ressacas têm contribuído com a quantidade de lixo acumulada no local.

Apesar da cena ser comum nas praias da Região durante as primeiras horas da manhã, as equipes responsáveis por recolher os detritos da praia costumam limpar a faixa de areia antes do começo da tarde, todos os dias. Apesar disso, as fotos feitas pelo Diário do Litoral foram registradas após o tradicional horário de almoço. A Reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Santos para pedir explicações se a limpeza ainda está sendo feita na cidade.

Em nota, a Secretaria de Serviços Públicos de Santos informou que a limpeza na faixa de areia havia sido reduzida em função da sua não utilização, consequência da necessidade de impedir aglomerações por causa do COVID-19. Contudo, a administração pública avalia que as ressacas deste ano têm sido especialmente fortes e acabam trazendo muitos detritos e resíduos, o que forçou a prefeitura a retomar a limpeza constante diária, para minimizar os efeitos. Boa parte dessa limpeza é feita manualmente, ao longo das alamedas e ruas de acesso à praia. Logo, o que a ressaca leva algumas horas pra estabelecer, com efeitos muito destrutivos, são necessários vários dias de trabalhos manuais para reestabelecer a condição sanitária anterior.