X

Santos

Exame toxicológico será obrigatório para renovação de CNH

Liminar que autorizava Detran.SP a não condicionar emissão da CNH dessas categorias à aprovação no teste foi derrubada

Da Reportagem

Publicado em 22/07/2016 às 11:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Atualmente, existem quase 5,2 milhões de CNHs registradas nas categorias C, D e E no estado, que permitem conduzir caminhão, ônibus e carreta, respectivamente / Luiz Torres/DL

A partir de agora, será obrigatório no estado de São Paulo o exame toxicológico para renovar ou obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, voltadas para motoristas ­profissionais.

Apesar de ser contrário à medida, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) terá de cumprir a determinação judicial pois foi derrubada na última sexta-feira (15), a autorização prévia (tutela antecipada) que a Justiça Federal havia concedido para que esse tipo de teste não fosse obrigatório no estado. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) já está adotando as medidas judiciais cabíveis para tentar reverter a ­decisão. 

No momento, o condutor deve cumprir a exigência porque o sistema federal de habilitação vai impedir a emissão de CNHs nas categorias C, D e E se não constar a aprovação no exame toxicológico, que deverá ser feito diretamente na rede de coleta credenciada aos laboratórios homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito (­Denatran). 

“Não existe comprovação da eficácia do exame toxicológico dentro do processo de habilitação, como foi imposto pela atual legislação federal. Por isso, o Detran.SP, diversas entidades médicas e muitos profissionais não são favoráveis a essa medida. Seria mais efetivo realizar um exame na própria via, por exemplo, o que comprovaria se o condutor realmente dirige sob efeito de drogas”, ressalta Maxwell Vieira, diretor de Habilitação do Detran.SP. 

Atualmente, existem quase 5,2 milhões de CNHs registradas nas categorias C, D e E no estado, que permitem conduzir caminhão, ônibus e carreta, respectivamente.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

A maior do Litoral Paulista? Fonte Kids está em fase final em São Vicente

Assunto foi abordado pelo prefeito Kayo Amado

Guarujá

Virou comum! Relembre vereadores mortos e atacados em Guarujá

Casos vem acontecendo rotineiramente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter