Santos

Obras da primeira fase do Parque do Valongo, estão 75% prontas, em Santos

Trabalhos prosseguem para finalização das áreas ajardinadas

Da Reportagem

Publicado em 24/05/2024 às 21:57

Comentar:

Compartilhe:

Obras de instalação do ar-condicionado, do sistema de combate a incêndio e de toda a infraestrutura da cabine primária também já foram iniciadas / Carlos Nogueira/PMS

Durante a última vistoria nas obras da construção da etapa 1 do Parque Valongo, no Centro Histórico de Santos, realizada na quarta-feira (22), foi confirmado que 75% das obras já estão finalizadas. A inauguração da primeira fase do novo complexo será em 30 de junho. Até o presente momento, a plataforma flutuante, o parquinho com brinquedos instalados e a quadra de beach tennis já estão praticamente finalizados.

Os trabalhos prosseguem para finalização das áreas ajardinadas. Os jardins contam com arbustos tipo guaimbês, orelha-de-onça, bromélias, amaranta entre outros. Já foram plantadas 39 árvores, entre ipês brancos, palmeiras jerivás, quaresmeiras, manacás, grumixama, araçá, pitangueira, aroeira e mulungu da praia. O projeto paisagístico priorizou espécies nativas da Mata Atlântica.

Também estão em fase de execução a colocação do piso e o alambrado das quadras de beach tennis e as redes da quadra, pintura, acabamento final e instalação dos postes decorativos.

As obras de instalação do ar-condicionado, do sistema de combate a incêndio e de toda a infraestrutura da cabine primária também já foram iniciadas. A pintura também começou, com o fundo preparador já aplicado na fachada frontal e a aplicação da massa final sendo iniciada. A estrutura de vidro, conhecida como pele de vidro, chega na primeira semana de junho, com montagem de imediato.

A estrutura do armazém está praticamente pronta, faltando apenas acabamentos. A área técnica, um L metálico, já teve a estrutura iniciada. A previsão é de concretar a laje no próximo dia 5, informou o gerente do Projeto Parque Valongo, Felipe Tavora. “Isso permitirá a instalação da cabine primária, com transformadores de 500kVA para alimentar eletricamente o trecho 2 completo”, explicou.

Segundo ele, o projeto prevê uma carga energética robusta, com um megawatt de potência, necessário para o sistema de climatização que será 100% implantado. O armazém climatizado contará com um completo sistema de combate a incêndio, com hidrantes e bombas grandes, adequado para grandes eventos e para obter a licença do Corpo de Bombeiros.

Além disso, o deck de contemplação, com uma estrutura de concreto em formato de V, está em construção. A fundação está sendo finalizada para liberar o transporte da estrutura de aço, que será fixada no local com guindastes.

O primeiro evento oficial no Parque Valongo será a Festa Inverno 2024. Os festejos começam no dia 12 de julho e vão até 4 de agosto.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

De volta ao Santos? Danilo explica suas prioridades no futebol brasileiro

Jogador é capitão da Seleção Brasileira e defende as cores da Juventus (ITA)

Diário Mais

O combinado não sai caro! Entenda o que é contrato de namoro e o seu valor legal

A prática virou tendência entre famosos e pessoas anônimas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter