X

Santos

Em Santos, alunos de curso de pedreiro promovem revitalização de praça

Eles integram um grupo de 15 alunos que iniciaram, esta semana, a primeira etapa de aulas práticas do curso de pedreiro, promovido pela Vila Criativa da Zona Noroeste

Da Reportagem

Publicado em 07/10/2021 às 13:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Praça Maria da Conceição Alves, conhecida como Maria Baiana, no Rádio Clube, passou por revitalização / Divulgação

Pais e filhos e até mesmo três mulheres arregaçaram as mangas e já estão com as mãos na massa, misturando cimento, areia, água, saibro e cal para revitalizar a Praça Maria da Conceição Alves, conhecida como Maria Baiana, no Rádio Clube (Zona Noroeste). Eles integram um grupo de 15 alunos que iniciaram, esta semana, a primeira etapa de aulas práticas do curso de pedreiro, promovido pela Vila Criativa da Zona Noroeste (Av. Hugo Maia, 293) em parceria com a Construtora Nosleda Empreendimentos Imobiliários, a Escola Treinasse e a Subprefeitura da Zona Noroeste, subordinada à Secretaria de Serviços Públicos (Seserp).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Inscritos no Programa Oportunidades, desenvolvido nas Vilas Criativas pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), os alunos, entre 19 e 58 anos, começaram o curso em junho, com aulas teóricas às segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h, que agora se mesclam com a parte prática e prosseguem até dezembro.

PRAÇA MARIA BAIANA.
A subprefeitura forneceu o material, assim como bancos e mesas de concreto para a prática de pingue-pongue e jogos de dama e xadrez, além de tijolos com a logomarca da Prefeitura para o acabamento da Praça Maria Baiana. A ideia é reformular a praça, tornando-a um local mais atraente para o lazer comunitário. Na sequência, os alunos se encarregarão de intervenções no Rádio Clube: imediações da UME João Ignácio de Souza, junto ao muro da UME Pedro Crescenti e confluência das vias Álvaro Guimarães e Brigadeiro Faria Lima.

“Agarrei essa oportunidade. O curso é muito legal e a atividade prática está sendo muito proveitosa”, afirmou Davi dos Anjos, 27 anos, que se inscreveu no curso com o pai, Ronaldo, 52. Ele decidiu se preparar de forma adequada para ingressar na construção civil, setor que mostra ter superado a crise causada pela pandemia do coronavírus e vem abrindo frentes de trabalho em toda a região.

“Pensava que era uma atividade difícil, mas está sendo uma nova descoberta e estou gostando muito”, prosseguiu Davi, hoje desempregado, após ter atuado em escritórios, área administrativa e logística. Valter Roberto da Silva, 58 , é o mais experiente da turma: já trabalhou como servente de pedreiro, ensacador e outras atividades no porto. “Agora quero me aprimorar. Minha vontade é me qualificar para trabalhar melhor e ser útil para a minha família e para ajudar meus amigos.

INTERESSE.
Responsável pelas obras, o professor da Escola Treinasse, Carlos Tozo, elogia a empolgação e o comprometimento dos alunos. “Leciono há 37 anos, 15 deles na área da construção civil. Posso garantir que esta é uma das melhores turmas de toda a minha vida como professor.” Quis o destino que ele reencontrasse, no curso de pedreiro, uma ex-aluna do Senai, à época com 14 anos. “Hoje ela já tem filho. Foi uma boa surpresa.”

O coordenador geral das Vila Criativas, José Luiz Trevisan, lembra que o Programa Oportunidades não utiliza recursos públicos. “São patrocinadores que pagam a escola cujo professor ministrará as aulas, cabendo à Vila Criativa viabilizar os espaços e garantir a logística”.  

Ele também destacou o apoio do Empório Nova Era (Encruzilhada), que fornece mensalmente 600 médias para os alunos dos cursos de corte e costura, beleza, portaria e pedreiro, ministrados na Vila Criativa da Zona Noroeste.

CURSOS.
Empresas que tiverem tiverem interesse em preparar ou qualificar mão de obra podem entrar em contato com a coordenação das vilas criativas pelo número (13) 97410-0220. “Se estiverem precisando de profissionais para telemarketing, pós-venda, estoquista ou qualquer outra área, nós vamos viabilizar”, assegurou o coordenador Trevisan, dizendo ter identificado no mercado de trabalho maior procura, atualmente, por operador de empilhadeira. “Temos todo o interesse em formar a mão de obra que as empresas precisam".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter