X

Global

Advogado santista é referência internacional e atua em casos com julgamentos na Holanda

Godke ampliou sua clientela e passou a atender casos que foram parar no Rechtbank (em neerlandês, Tribunal) de Rotterdã

Da Reportagem

Publicado em 23/03/2024 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Marcelo Godke Veiga, de 51 anos, cursou mestrado na Universidade de Leiden e cursa seu segundo doutorado na Universidade de Tilburg, ambas nos Países Baixos / Arquivo Pessoal

O elo entre Santos e Rotterdã vai além das relações portuárias. Um advogado nascido e criado em Santos tornou-se uma das referências em Direito Societário – uma área jurídica contemplada no Direito Empresarial – no Brasil e, desde então, passou a atuar em casos na Europa, especificamente na Holanda.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Marcelo Godke Veiga, de 51 anos, cursou mestrado na Universidade de Leiden e cursa seu segundo doutorado na Universidade de Tilburg, ambas nos Países Baixos. Ele também cursou um segundo mestrado na Columbia University e seu primeiro doutorado na USP.

Por conta dessas experiências acadêmicas e ter sido coordenador da primeira especialização em Direito Empresarial Internacional na renomada CEU Law School, em São Paulo, onde também estudou após concluir a graduação, Godke ampliou sua clientela e passou a atender casos que foram parar no Rechtbank (em neerlandês, Tribunal) de Rotterdã. Um de seus clientes, inclusive, é uma fundação holandesa que processa a Petrobras na busca de indenização em nome dos investidores minoritários da empresa, por conta do dinheiro perdido após o caso da Lava Jato.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Advogado pede cadeiras de vereadores da Câmara de São Vicente

“As varas empresariais do Rechtbank de Rotterdam são altamente especializadas, com juízes preparados, independentes e muito versados em questões negociais, que buscam a verdade dos fatos e resolver os processos de maneira equilibrada. A produção de provas se dá de maneira ampla e as decisões são extremamente bem fundamentadas. Até por isso que se diz que o Rechbank de Rotterdã e as suas varas empresarias equivalem, na Europa, a Chancery Court do Estado de Delaware nos Estados Unidos, onde as principais causas societárias são julgadas neste país”, conta.

Mas para conquistar uma carreira internacional consolidada, o advogado atribui todo o sucesso a sua cidade natal, onde também cursou a graduação de Direito, na Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Interessante constar que existem mais de 7 mil advogados inscritos na OAB Santos, e nesse rol, grandes juristas se formaram na região para ganhar notoriedade no cenário nacional e internacional.

Nome de Escritório de advocacia de Jojo Todynho é barrado por Advogada

"Devo dizer que sou muito orgulhoso da minha faculdade. Além disso, eu posso dizer que a minha turma era muito boa. Eu estagiei desde o primeiro ano da faculdade, no escritório de um advogado tradicional da cidade, o Rogério Blanco Pérez, um grande civilista. E eu tenho colegas que se tornaram grandes amigos. Estudei também com a promotora federal Thamea Danelon Valiengo, que inclusive foi a pessoa que liderou a Lava Jato em São Paulo", recordou.

Professor do Insper e do CEU Law School há mais de 15 anos, lecionando direito do mercado de capitais, bancário e societário, Godke costuma convidar a amiga e ex-colega de classe para participar de suas aulas, falando sobre ilícitos nos mercados financeiros e de capitais. Também é sócio-titular do escritório Godke Advogados, situado na capital paulista, com atuação desde 1994.

Além da Holanda, Marcelo Godke também tem entrada com clientes de caráter consultivo em países como os Estados Unidos e Portugal, fortalecendo ainda mais o caráter cosmopolita de sua atuação.

"Para os jovens advogados que queiram seguir carreira internacional, tenho alguns conselhos: estudem línguas, principalmente o inglês, inclusive sob o viés técnico. Procurem bons cursos de pós-graduação e se especializem. O mercado recompensa muito bem os profissionais do direito que sejam bem formados, falem línguas estrangeiras e sejam rigorosos na qualidade dos serviços prestados. Sou a prova viva disso", concluiu.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente abre cursos gratuitos de diferentes tipos de artesanatos

Inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no CAM

Praia Grande

Sexta Musical+ ocorre no Bairro Vila Sônia, nesta sexta (3), em Praia Grande

Banda 'Estylo Sertanejo' agitará a programação, que tem entrada gratuita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter