X

Saúde

Saiba como ter acesso aos métodos contraceptivos do SUS em Praia Grande

Laqueadura e vasectomia estão com vagas disponíveis na rede

Da Reportagem

Publicado em 21/07/2022 às 09:37

Atualizado em 21/07/2022 às 09:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Imagem ilustrativa / Fred Casagrande / Prefeitura de Praia Grande

O acesso à informação é fundamental para ter uma vida saudável. Isso também vale quando o assunto é vida sexual e evitar uma gravidez indesejada. Mas qual método contraceptivo escolher? Para ajudar a encontrar essa resposta, Praia Grande conta com uma rede estruturada  para o atendimento de planejamento reprodutivo, também conhecido como planejamento familiar, inclusive, com ampla oferta de laqueadura e vasectomia.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O primeiro passo é procurar a Unidade de Saúde da Família (Usafa) mais  perto de sua casa. No local ocorrem reuniões de grupo periódicas a  respeito do assunto, em que a equipe fornece orientação a respeito dos  métodos contraceptivos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e,  junto com a paciente, vai definir o mais adequado.

Entre eles estão os preservativos masculino e feminino, a pílula e a  injeção anticoncepcionais, oferecidos nas próprias Usafas, além da  colocação de DIU (dispositivo intrauterino) e, para pacientes com  vulnerabilidade e risco clínico que atendam critérios específicos, o  implante hormonal.

É ofertado ainda para as mulheres a realização de laqueadura, um  método definitivo para não mais engravidar, e a vasectomia para os  homens. Ambos estão com vagas disponíveis na rede. Nesses casos, a  pessoa é encaminhada para o Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da  Mulher, no Bairro Caiçara.

“No Ceas Mulher o paciente passa por uma avaliação multiprofissional  da nossa equipe, que contempla consulta médica e avaliação  psicossocial”, explica a enfermeira responsável do Ceas Mulher,  Fernanda Muniz.

Orientação – Outro aspecto importante do trabalho realizado pelo Ceas  Mulher é quanto à orientação. Os profissionais da unidade realizam  palestras explicativas sobre os métodos contraceptivos e tiram dúvidas  na sala de espera, tudo para que os pacientes tenham claro cada método  e suas consequências.

“Nós esclarecemos como são feitos os procedimentos, reforçamos aqueles  que são definitivos, questionamos bastante o desejo da pessoa, pois  ela tem que ter muita certeza para essa decisão. E no caso do DIU nós  orientamos sobre o método, as vantagens, o acompanhamento e as  adaptações que a mulher precisará ter nos três primeiros meses, porque  sempre fica muita dúvida e aproveitamos para orientar”, afirma Fernanda.

Requisitos – Nos casos de intervenções cirúrgicas, como as de  laqueadura e vasectomia, caso o paciente esteja dentro dos requisitos  determinados pelo SUS e após aprovação da equipe do Ceas Mulher, ele é encaminhado para o serviço de referência responsável pela realização  dos procedimentos.

Para fazer laqueadura e vasectomia pelo SUS de maneira voluntária é  necessário preencher alguns requisitos, conforme a Lei 9.263/1996.  Mulher e homem devem ter mais de 25 anos ou ter dois filhos vivos,  além de possuir capacidade civil plena. É necessário ainda que o  cônjuge concorde com a realização do procedimento. Além disso, deve  ser observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação de  vontade e o ato cirúrgico.

Ceas Mulher – O Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da Mulher faz parte  do setor de Especialidades Médicas da Sesap e está localizado na Rua  São José, no Bairro Caiçara.

Um dos serviços de referência da unidade são os relacionados a mama e  colo de útero. As pacientes com preventivo, mamografia ou ultrassom  alterados que necessitam de um acompanhamento específico do  especialista são encaminhadas pelas Usafas a esse serviço.

O Ceas Mulher possui ginecologistas e mastologistas para avaliar os  exames, solicitar outros e fazer os encaminhamentos necessários, seja  na rede municipal ou atendimento de maior complexidade junto ao  Estado. Avaliações cirúrgicas e acompanhamentos de exames também estão  entre os serviços prestados pelos profissionais da unidade.

Pré-Natal de risco – O Ceas Mulher desenvolve ainda todo o  acompanhamento de pré-natal de risco, com ginecologistas que atendem  as gestantes que precisam de maiores cuidados. Os casos que exigem  maior complexidade são encaminhados para atendimento no Hospital  Guilherme Álvaro, em Santos, ou no Ambulatório Médico de  Especialidades do Estado (AME) de Praia Grande.

Em parceria com o Ceas Mulher, a central telefônica Acolhe PG (162 e  3496-2281) acompanha casos de pré-natal de maior risco, garantindo que  as gestantes não percam as consultas na rede municipal e também no  Hospital Guilherme Álvaro. Caso a gestante falte, a equipe do Acolhe  PG remarca para o mais breve possível e avisa a paciente.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter