X

Política

Saída de Barbosa pegou o Supremo de surpresa

O vice, Ricardo Lewandowski, assumirá a presidência do Supremo Tribunal Federal no lugar de Barbosa

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 29/05/2014 às 15:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, disse que não recebeu nenhuma notícia oficial sobre a saída de Joaquim Barbosa da Corte. "Não tenho nenhuma notícia de nada. A notícia que eu tenho é a que vocês têm", afirmou o ministro ao ser indagado por jornalistas sobre a saída de Barbosa.

Lewandowski assumirá a presidência do STF no lugar de Barbosa. A relação entre os dois está estremecida desde o julgamento do processo do mensalão.

Marco Aurélio

O ministro Marco Aurélio do STF falou que a decisão do presidente da Corte, Joaquim Barbosa, de se aposentar agora em junho "pegou de surpresa o Supremo". "Pelo menos um dos integrantes, que sou eu", disse, antes do início da sessão do Plenário do tribunal nesta tarde. "Não sabíamos de nada. Pelo menos eu não tinha conhecimento de que ele deixaria o tribunal antes da expulsória (prazo limite para que o servidor fique no cargo em função da idade, no caso de ministro de STF, 70 anos)".

Barbosa deixará a presidência do STF no mês que vem (Foto: Agência Brasil)

Para Marco Aurélio, Barbosa "ficará conhecido como relator da ação penal 470, a denominada ação do mensalão". "Foi justamente o que o projetou no cenário nacional."

Ao ser questionado sobre qual teria sido o motivo para a decisão de Barbosa, Marco Aurélio opinou: "Ah! Problema de saúde! Eu não concebo que alguém vire as costas a uma cadeira do Supremo espontaneamente".

Marco Aurélio lembrou, ao ser indagado sobre eventual possibilidade de Barbosa concorrer a algum cargo eletivo este ano, que a filiação partidária e a descompatibilização simultânea de cargo público deveria ter ocorrido até o início de abril para que ele pudesse se candidatar para as eleições de outubro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter