X

Política

Resultado preliminar de eleição afegã pode sair hoje

Autoridades eleitorais pediram paciência, dizendo que as reclamações estão sendo registradas e as cédulas estão em fase de apuração

Publicado em 06/04/2014 às 13:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

 Urnas eleitorais foram encaminhadas neste domingo ao centro de contagem de votos no Afeganistão. Milhares de afegãos se dirigiram a mesquitas e escolas ontem para votar em um novo presidente e em conselhos provinciais e, apesar da ameaça feita pelo Taleban, as eleições nacionais transcorreram sem grande violência.

O presidente Hamid Karzai deixará o poder, já que a constituição o impede de disputar um terceiro mandato. Ele lidera o Afeganistão desde que o Taleban foi deposto, em 2001. Mesmo com reclamações sobre falta de cédulas e relatos de fraude, a comunidade internacional elogiou a votação e o elevado porcentual de comparecimento às urnas.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou comunicado exaltando os preparativos do Afeganistão para a votação e o desempenho das forças de segurança, que se empenharam na proteção das estações eleitorais.

Alguns casos isolados de violência, incluindo bombardeios, ataques com foguetes e tiroteios, teriam deixado pelo menos 20 mortos no sábado, mas não houve registro de grandes atentados.

Autoridades eleitorais pediram paciência, dizendo que as reclamações estão sendo registradas e as cédulas estão em fase de apuração. Resultados parciais devem ser divulgados ainda neste domingo, mas é provável que leve pelo menos uma semana para o anúncio oficial do candidato eleito.

Eleições no Afeganistão (Foto: Rahmat Gul)

Thijs Berman, diretor da equipe de avaliação eleitoral da União Europeia (UE) em Cabul, disse que ainda é cedo para tirar conclusões, mas saudou a coragem dos eleitores afegãos. "Isso em si é uma vitória sobre a violência e uma vitória sobre todos aqueles que queriam impedir uma democracia com ameaças e violência", afirmou ele em entrevista por telefone.

Especialistas, por sua vez, agora buscam sinais de possíveis acordos entre os oito candidatos, uma vez que é amplamente esperado que nenhum deles consiga a maioria necessária para ganhar no primeiro turno. "Precisamos e buscamos um compromisso político porque muitos candidatos representam o interesse de grupos étnicos específicos", disse Haroon Mir, analista político.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter