X

Política

PT está dividido sobre pedir mandato de Marta na justiça

O presidente nacional do PT alega que uma representação contra Marta na Justiça Eleitoral poderia trazer desgaste ao partido sem a certeza de um resultado favorável

Publicado em 28/04/2015 às 17:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O PT está dividido sobre a possibilidade de requerer na Justiça o mandato da senadora Marta Suplicy, que formalizou nesta terça-feira, 28, sua desfiliação depois de 33 anos de militância petista.

Formalmente a decisão caberá ao diretório estadual, presidido pelo ex-prefeito de Osasco Emidio de Souza, pois o mandato de senador é um cargo majoritário estadual. Emidio já se posicionou diversas vezes a favor de o PT tentar retomar o mandato de Marta.

Ele argumenta que a senadora se recusou a dialogar com o partido sobre os motivos de sua insatisfação e, portanto, não tem argumentos para alegar perseguição ou diferenças ideológicas. Marta deu os primeiros sinais de afastamento na entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo na qual dizia que ou "o PT muda ou acaba". O presidente estadual foi encarregado de procurá-la para uma conversa, mas Marta nem sequer teria respondido os pedidos para um jantar.

A posição de Emidio é reforçada pela pressão da militância manifestada ao longo do dia por meio das redes sociais e por alguns integrantes da direção nacional do PT.

Alberto Cantalice, vice-presidente do PT e responsável pelas redes sociais do partido, diz que há muita pressão nas redes sociais para que o partido peça o mandato na justiça. "É direito do partido pedir o mandato e a militância quer isso. O sentimento é este. Marta saiu por livre e espontânea vontade", afirma o dirigente.

O PT está dividido sobre a possibilidade de requerer na Justiça o mandato da senadora Marta Suplicy (Foto: Gervásio Baptista/Agência Brasil)

Por outro lado, o presidente nacional do partido, Rui Falcão, considera que a tentativa de requerer o mandato de Marta na Justiça seria um erro político. Para Falcão, não existe segurança de que a ação teria respaldo da Justiça, pois ao contrário dos deputados, o cargo de senador é majoritário, pessoal. Entre os advogados próximos ao PT existem muitas dúvidas a respeito da eficácia da ação.

Com base neste argumento, o presidente nacional do PT alega que uma representação contra Marta na Justiça Eleitoral poderia trazer desgaste ao partido sem a certeza de um resultado favorável.

A senadora poderia usar o longo processo judicial como palanque para fazer novos e reiterados ataques ao PT e ainda posar como vítima do partido diante da opinião pública. Além disso, Falcão argumenta que a decisão deve sair apenas em meados do ano que vem, quando tanto Marta quanto o prefeito Fernando Haddad estarão em plena campanha pela prefeitura de São Paulo.

Na próxima terça-feira, 5 de maio, a executiva municipal do PT da Capital, ao qual Marta era filiada, vai se reunir para avaliar o caso. A decisão será tomada em conjunto pelas instâncias partidárias mas a palavra final caberá ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, segundo interlocutores está mais próximo da posição de Falcão.

Segundo fontes petistas, o partido não deve tomar a decisão antes de Marta se filiar ao PSB, o que só deve acontecer no final do mês.

Até lá o PT está mais preocupado em dar uma resposta política à senadora. Os presidentes nacional, e municipal, Paulo Fiorilo, divulgarão uma nota ainda nesta terça para rebater os ataques feitos por Marta na carta de desfiliação. A maior preocupação do PT em relação à saída de Marta é quanto ao impacto na candidatura de Haddad à reeleição. Existe no partido o temor real de que ela atraia o PMDB, partido ao qual seu marido, Marcio Toledo é filiado, e reduza consideravelmente o tempo do petista na TV.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter