X

Política

Primeiro-ministro da Finlândia deixará o cargo em junho

Ele tem liderado o governo de coalizão de base ampla da Finlândia desde que assumiu o cargo, em 2011, após as eleições parlamentares

Publicado em 05/04/2014 às 18:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O primeiro-ministro da Finlândia Jyrki Katainen anunciou , neste sábado, que vai deixar seu cargo em meados de junho, uma vez que seu mandato como líder do Partido Nacional Coalizão, de centro-direita, termina. Katainen tem 42 anos e vem comandando seu partido por 10 anos.

Ele tem liderado o governo de coalizão de base ampla da Finlândia desde que assumiu o cargo, em 2011, após as eleições parlamentares. O país vem mantendo a classificação de crédito AAA durante seu mandato e tem tido voz ativa nas tentativas da zona do euro para lidar com uma crise de dívida soberana da região e instalar um retorno econômico.

Recentemente, Katainen tem trabalhado para enfrentar o aumento da dívida pública da Finlândia, o relativamente alto desemprego e a estagnação econômica, e anunciou uma série de reformas.

Não se espera que a renúncia possa desencadear um colapso imediato do atual governo da Finlândia. No cenário mais provável, seu sucessor como líder do partido se tornará o próximo primeiro-ministro da Finlândia até as próximas eleições parlamentares, que serão realizadas em 2015.

O momento do anúncio do Katainen e sua renúncia sugerem fortemente que ele está se posicionando para ser um candidato para uma das posições de liderança da União Europeia, que devem abrir após as eleições de um novo Parlamento Europeu em maio.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter