X

Política

Perua que ajudou a derrubar Collor aparece bombando nas redes sociais

Podemos dizer que a Fiat Elba Weekend 1991 foi um carro que mudou o destino de um país

Folhapress

Publicado em 23/06/2021 às 16:50

Atualizado em 23/06/2021 às 16:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fernando Collor de Mello. / Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Carro que ficou famoso na história do Brasil, o Fiat Elba voltou a dominar as conversas nas redes sociais nesta quarta-feira (23). E tudo pelas suspeitas de irregularidades na compra da vacina indiana contra covid-19 Covaxin por parte do governo federal. Mas o que isso tem a ver com a antiga perua da marca italiana? 

Podemos dizer que a Fiat Elba Weekend 1991 foi um carro que mudou o destino de um país. Em 1992, a unidade que pertencia ao então presidente da República Fernando Collor de Mello foi decisiva para o processo que resultou na sua renúncia ao cargo, no fim daquele ano.

Veja a foto da perua abaixo (crédito: divulgação)

Investigações na época apontaram que a perua teria sido adquirida com dinheiro proveniente de contas fantasma de PC Farias, que foi tesoureiro da campanha presidencial em 1989. O fato foi decisivo no processo de impeachment de Collor, que decidiu renunciar, na tentativa frustrada de preservar seus direitos políticos. 

Vale destacar que em 2014 Collor foi absolvido por unanimidade pelo STF (Supremo Tribunal Federal) da acusação de desvio de recursos públicos por falta de provas. Ele também foi absolvido em outro processo em 1994 pelo Supremo, pela mesma razão.

Ainda assim, isso não impediu que o assunto - e principalmente a Fiat Elba - dominasse as discussões no Twitter nesta quarta, com críticos ao governo federal apontando paralelos entre a queda de Collor e as pressões sofridas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

*Do UOL, por Alessandro Reis

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter