X

Política

Oposição saúda processo de juiz contra vice-presidente argentino

Por outro lado, o advogado de defesa de Boudou, Diego Pirota, criticou a decisão do juiz federal Ariel Lijo, chamando a medida de "um conto de fadas contado de uma forma uma fantasiosa"

Publicado em 28/06/2014 às 16:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A oposição saudou neste sábado a decisão da justiça argentina de processar o vice-presidente do país, Amado Boudou, por corrupção.

Por outro lado, o advogado de defesa de Boudou, Diego Pirota, criticou a decisão do juiz federal Ariel Lijo, chamando a medida de "um conto de fadas contado de uma forma uma fantasiosa". Ele anunciou que vai recorrer da decisão na próxima sexta-feira. O vice-presidente está viajando e deve retornar ao país na quinta-feira.

O juiz Lijo determinou que Boudou deve ser processado por corrupção e negociações incompatíveis com o cargo público tendo em vista uma suposta participação em uma manobra ilegal para adquirir a única empresa que imprime notas da moeda no país e, em seguida, se beneficiar de contratos lucrativos com o Estado.

O magistrado também ordenou o embargo de 200 mil pesos sobre os bens do político.

O pré-candidato da oposição à presidência e ex-vice-presidente Julio Cobos pediu no sábado o afastamento de Boudou do governo nacional e avisou que pedirá o impeachment do político.

O vice-presidente pode ser sentenciado entre um e seis anos de prisão e uma proibição vitalícia do cargo eletivo (Foto: Divulgação)

"A presidente (Cristina Kirchner) não pode se desligar da responsabilidade política de ter um vice processado. É uma responsabilidade do Poder Executivo", disse Cobos em uma declaração à Rádio Mitre.

Na mesma linha, o deputado Darío Giustozzi, da Frente Renovador, ressaltou que "o uso de instalações e a pretensão de interferir na justiça são condições suficientes para avançar com um pedido de julgamento político". "Esperamos que o resto dos blocos nos acompanhem", acrescentou.

O vice-presidente pode ser sentenciado entre um e seis anos de prisão e uma proibição vitalícia do cargo eletivo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter