X

Política

Ministro garante harmonia com a Fifa e volta a falar em legado

Aldo Rebelo garante que conseguiu superar as diferenças para estabelecer um laço de harmonia com a entidade

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 03/11/2013 às 11:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Aldo Rebelo não precisou levar um chute no traseiro para se aproximar de Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa. Mais de um ano após se irritar com uma declaração do francês, que cobrava maior celeridade do Brasil nas obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014, o ministro do Esporte garante que conseguiu superar as diferenças para estabelecer um laço de harmonia com a entidade.

“A gente administra as coisas. Só houve um problema mais sério no passado por causa de uma frase infeliz, que respondemos como achávamos que deveríamos ter feito”, comentou Rebelo, durante palestra no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp), na sexta-feira. “Não guardamos o que aconteceu no congelador. Passamos para a frente. A responsabilidade com a Copa é de todos nós. Ninguém organiza um negócio desses brigando.”

A “frase infeliz” à que Rebelo se referiu partiu de Valcke, para quem o Brasil merecia “um chute no traseiro” pelos problemas enfrentados para sediar o Mundial. “Com todo o respeito à Copa – e eu sou apaixonado por futebol –, costumo dizer para o pessoal da Fifa que já fizemos coisas muito mais difíceis e importantes do que esse campeonato. Não vamos nos atrapalhar com isso. Não há mistério”, garantiu o ministro do Esporte, otimista, lembrando até que a cidade de Salvador recebe muito mais turistas no Carnaval.

Rebelo não gosta de saber que até mesmo muitos dos seus compatriotas ainda duvidam da capacidade de o Brasil de organizar a Copa do Mundo. “Infelizmente, a crença de alguns sobre a nossa completa incapacidade de se fazer qualquer coisa se dirige ao maior torneio de futebol do mundo. A morbidez acaba debruçada sobre a Copa”, lamentou.

Aldo Rebelo apontou com alegria as melhorias que notou no Brasil por causa da Copa do Mundo de 2014 (Foto: Agência Brasil)

Durante a Copa das Confederações deste ano, milhares de brasileiros se manifestaram contra a realização do Mundial de 2014. Pediam que os investimentos do Governo Federal fossem endereçados principalmente a melhorias sociais, e não à competição da Fifa. Para Rebelo, que não acredita na reedição dos protestos mais violentos, o tão alardeado “legado” da Copa já está garantido.

“A única coisa que os estrangeiros podem levar daqui – e eu acho que não vão – é a taça do título mundial”, sorriu o ministro do Esporte. “O resto vai ficar no Brasil. Os projetos de mobilidade urbana estão aí. Cuiabá, por exemplo, está toda em obras. O prefeito de lá me disse que, se não fosse a Copa, o VLT levaria mais 30 ou 40 anos para ficar pronto. Em Itaquera, o local de menor IDH de São Paulo, já há uma universidade funcionando e uma escola técnica pronta. Por todo o canto, há obras. Dizem que estamos gastando com o Mundial, mas é com infraestrutura. Nada disso irá para o exterior”, insistiu.

Aldo Rebelo também está satisfeito com os estádios da Copa. “São todos muito bonitos, além de bem feitos. O da Amazônia parece uma tartaruga gigantesca parada na cidade, pois foi concebido assim. A Arena das Dunas imita através de sua cobertura as areias que estão ao redor”, mencionou o ministro do Esporte.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter