X

Política

Investimento no Porto é destacado por Dilma

Presidente faz campanha em Santos e exalta feitos para a Baixada Santista

Publicado em 01/10/2014 às 10:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Bruno Gutierrez

A presidente do Brasil e candidata a reeleição, Dilma Rousseff (PT), esteve ontem, em Santos, onde realizou uma caminhada pelo centro da cidade. Acompanhada pelo candidato ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, além de políticos da região, a presidente realizou um discurso para militantes do partido que acompanhavam o movimento.

Em cima de um carro de som, Dilma e Padilha estavam ao lado dos prefeitos Luis Claudio Bili (São Vicente), Mauro Orlandini (Bertioga), Marcia Rosa (Cubatão), Maria Antonieta de Brito (Guarujá) e Ana Preto (Peruíbe). Ela também teve a companhia da deputada Telma de Souza e do ministro da saúde, Arthur Chioro. No percurso, entre a Praça da República e a Praça Mauá, a presidente acenou, cumprimentou eleitores e distribuiu flores.  A candidata abriu o discurso pedindo desculpas pela voz rouca e ressaltou a importância da passagem pela Baixada Santista. “Não podia deixar de vir falar na Baixada Santista para esses nove municípios que integram essa grande região metropolitana do País”.

Em sua fala, que durou um pouco mais de oito minutos, Dilma exaltou os investimentos realizados desde o governo Lula até os dias de hoje na região, como no Porto de Santos. “Aqui em Santos, por exemplo, nós estamos investindo pesado no porto. Estamos fazendo a perimetral das margens direita e esquerda, os píeres, a passagem inferior no Valongo. Estamos também fazendo derrocamento e dragagem porque Santos é importante para a região, para São Paulo e para o Brasil inteiro”, falou.

A presidente tocou no ponto dos direitos dos trabalhadores, e garantiu que não haverá mudança no tema.  “Outro dia, perguntaram para mim se eu mexeria no direito dos trabalhadores. Tinha candidato por aí dizendo que iria mexer. Eu respondi: ‘Nem que a vaca tussa’”, comentou.

Outros pontos citados pela petista foram os investimentos para a construção do Veículo Leve sob Trilhos (VLT) entre Santos e São Vicente, o corredor metropolitano, o túnel que liga as zonas Noroeste e Leste, em Santos, pré-sal, esgoto e tratamento de água, além dos programas Minha Casa, Minha Vida e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Prefeitos de partidos que apoiam a candidatura petista marcaram presença na comitiva de Dilma por Santos (Foto: Matheus Tagé/DL)

Ataques velados

Dilma Rousseff também realizou ataques velados aos dois concorrentes diretos nas eleições presidenciais, Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB). A candidata disse que o leitor terá que escolher entre “consolidar o que conquistou, avançar e mudar o que for preciso e fazer mais ou para o Brasil ter um retrocesso. Votar em quem tem experiência de governo ou numa aventura”.

Em uma frase mais dirigida a pessebista,  a presidente falou sobre o pré-sal. “Votar a favor do desenvolvimento do pré-sal ou contra o pré-sal”. No programa de governo de Marina Silva, ela planeja reduzir a importância da exploração do petróleo da camada do pré-sal na produção de combustíveis.

Ao lado de Dilma, Padilha critica Alckmin

Em um breve discurso, o candidato petista ao governo do estado de São Paulo, Alexandre Padilha, aproveitou a oportunidade para demonstrar confiança em avançar para o segundo turno e atacar o governador Geraldo Alckmin, que concorre a reeleição pelo PSDB.

“Faltam poucos dias para o fim do primeiro turno e eu só voltarei para falar com o pessoal da região no segundo turno, porque nós vamos avançar contra o Alckmin”, declarou.

O ex-ministro da Saúde disse que pouparia a voz para o debate que foi realizado, à noite, na Rede Globo. “O atual governador tem fugido de debate. Como é rara a oportunidade de encontra-lo frente a frente, eu vou falar pouquinho, poupar a voz porque quero estar descansado para encarar o governador. Estou guardando a minha voz para fazer um monte de perguntas”, explicou. 

Entre as críticas feitas ao atual governo paulista, o candidato citou a falta de água no estado, a educação, aprovação automática nas escolas, a falta de investimento em mobilidade no porto de Santos e as inaugurações de maquetes. “Por que ele teve coragem de vir aqui até para inaugurar maquetes? Alguém anda em maquete? Carro anda em maquete? Estão falando que o Alckmin vai lançar o programa Minha Maquete, Minha Vida”, finalizou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter