X

Política

Estamos preparados para ganhar no 1º ou no 2º turno, diz petista

No cenário considerado hoje o mais provável, o levantamento traz Dilma com 41% das intenções de voto, contra 14% do senador Aécio Neves

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 24/10/2013 às 20:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O líder do PT na Câmara dos Deputados, José Guimarães (CE), comemorou nesta quinta-feira, 24, o resultado da pesquisa Ibope em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, segundo a qual a presidente Dilma Rousseff venceria as eleições de 2014 já no primeiro turno. Embora tenha celebrado os números, dizendo que eles sinalizam que o governo escolheu o "caminho certo", Guimarães cobrou que o partido não pode ter "salto alto". "Estamos preparados para ganhar a eleição no primeiro ou no segundo turno", disse Guimarães ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

No cenário considerado hoje o mais provável, o levantamento traz Dilma com 41% das intenções de voto, contra 14% do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e 10% do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Cerca de 2 mil eleitores foram ouvidos entre 17 e 21 de outubro.

O petista creditou o desempenho da presidente a resultados dos cinco pactos propostos por ela em resposta às manifestações populares de junho, citando a votação - e posterior sanção pela presidente - do projeto que destinou os recursos do petróleo para a educação e para a saúde, os investimentos anunciados para a mobilidade urbana e o programa Mais Médicos, sancionado na segunda-feira, 21. "O País percebe o esforço", acrescentou.

O deputado federal avaliou ainda que, para consolidar a força da sigla para o pleito do ano que vem, o PT precisa trabalhar agora para firmar alianças regionais, sobretudo com seu principal aliado, o PMDB. De acordo com Guimarães, esse esforço deve ser concentrado com a conclusão do processo interno de eleição do PT, em novembro.

José Guimarães comemorou o resultado da pesquisa Ibope (Foto: Divulgação)

Outros cenários

A pesquisa Ibope divulgada nesta quinta também traz outros cenários para o pleito do ano que vem. Com Marina Silva no lugar do governador de Pernambuco, a presidente marcaria 39%, versus 21% de Marina. Aécio, por sua vez, teria 13%.

Num quadro com o ex-governador José Serra (PSDB), Dilma teria 40%, o tucano 18% e Campos, 10%.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Atrás de emprego? PAT de Guarujá oferece 53 vagas nesta sexta (26)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter