X

Política

Dilma usa cerimônia no Planalto para promover Padilha

O ministro da Saúde é o pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, onde o partido pretende desbancar o PSDB do governador Geraldo Alckmin

Publicado em 03/12/2013 às 15:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A presidente Dilma Rousseff aproveitou na manhã desta terça-feira, 03, a cerimônia de assinatura de medidas que beneficiam pessoas com deficiência para promover a imagem do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Padilha é o pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, onde o partido pretende desbancar o PSDB do governador Geraldo Alckmin.

Dilma participou hoje, no Palácio do Planalto, de assinatura do decreto de regulamentação da Lei Complementar 142 de 2013, que trata da aposentadoria especial para a pessoa com deficiência. "Presidenta, estamos aqui mostrando na prática o que é o (programa) Viver Sem Limites", afirmou Padilha, que estava em um centro especializado em reabilitação na periferia de São Paulo, ao lado do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Os dois aparecem em um telão montado no Planalto, em um link ao vivo durante a cerimônia.

"A partir de hoje, aqui, a 30 quilômetros do centro da cidade de São Paulo, funciona um centro especializado com cuidados para quem tem deficiência visual, quem tem deficiência auditiva, qualquer tipo de deficiência motora, isso só é possível porque com o Viver sem Limites, além dos ajustes que eram necessários, o governo passa a custear esse centro, passando para prefeitura mais de R$ 4 milhões por ano por cada centro que funciona assim", comemorou o ministro. A localização do centro não foi comunicada ao público presente à cerimônia.

Para o ministro da Saúde, as medidas a serem anunciadas hoje - além da regulamentação do decreto, o governo deve anunciar o cumprimento de metas do programa Viver Sem Limites - é mais um passo para cuidar das pessoas com deficiência. "Essas pessoas não têm limite, Às vezes os limites são impostos pela sociedade", observou Padilha. O prefeito Fernando Haddad, por sua vez, disse que "São Paulo está alinhada com o Palácio do Planalto em propósito tão importante". "São Paulo festeja mais uma parceria com o governo federal", disse Haddad.

Dilma Rousseff aproveitou a cerimônia de assinatura de medidas que beneficiam pessoas com deficiência para promover a imagem de Alexandre Padilha (Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)

Regulamentação

Pela lei, sancionada em maio deste ano, o segurado com deficiência grave poderá requerer aposentadoria após 25 anos de contribuição, para homens, ou 20 anos, para mulheres. Já para uma deficiência considerada moderada, o tempo de contribuição cai para 29 anos (homens) e 24 anos (mulheres); o segurado com deficiência leve, por sua vez, poderá ter acesso ao benefício após 33 anos (homens) ou 28 anos (mulheres) de contribuição. O grau de deficiência é definido por perícia Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A lei agora regulamentada também se direciona à aposentadoria por idade. Neste caso, há a redução da idade mínima para acesso ao benefício para 60 anos (homens) ou 55 anos (mulheres). Para se enquadrar nesse item, é necessário comprovar que houve contribuição, na condição de deficiente, por pelo menos 15 anos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

Cultura

Primeiro festival de sanduíche de pão de cará tem inscrições abertas

Padarias e confeitarias da Baixada Santista podem participar do evento criando sanduíches com a iguaria tipicamente santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter