X

Política

Defesa de Dilma preparou duas ações para recorrer do impeachment no STF

A equipe do advogado de Dilma, José Eduardo Cardozo, ainda estuda a melhor estratégia para entrar com o recurso

Folhapress

Publicado em 30/08/2016 às 23:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Defesa de Dilma preparou duas ações para recorrer do impeachment no STF / Agência Brasil

A defesa de Dilma Rousseff já preparou duas ações para recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) caso o impeachment da presidente afastada seja confirmado nesta quarta-feira (1º), com o fim do julgamento no Senado.

A equipe do advogado de Dilma, José Eduardo Cardozo, ainda estuda a melhor estratégia para entrar com o recurso, que deve ser um mandato de segurança questionando a "justa causa" e "os vícios" do processo.

A defesa afirma que outras ações ainda podem ser preparadas e deve alegar que as pedaladas fiscais e os decretos de crédito suplementares não são "aptos" para configurar crime de responsabilidade fiscal de que Dilma é acusada.

Outro aspecto que pode ser abordado nas ações é a antecipação dos votos de diversos senadores que, antes mesmo do início do julgamento, já declaravam publicamente suas posições sobre a deposição da petista.

'MOMENTO CERTO'

Desde abril, quando o processo ainda corria na Câmara, Cardozo estudava recorrer ao STF, mas avaliava o "momento certo" para fazê-lo. À época, ele definiu a estratégia como "a bala de prata" da defesa e, ao discutir a medida com a petista, resolveu deixar a ação no Supremo como o último recurso.

Apesar disso, ainda há discussão no meio jurídico sobre a competência do STF para analisar o impeachment. Segundo o advogado de Dilma, porém, "nenhuma ameaça de direito" pode ficar sem a apreciação do Judiciário.

Até agora, todas as vezes que a defesa contestou o impeachment no Supremo, referiu-se ao procedimento e sofreu derrotas na Corte, que determinou, com decisão em maio do ministro Teori Zavascki, o seguimento do processo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Praiamar Shopping contará com apresentações musicais no Dia das Mães

Show da Banda Sapato Velho, cover do Roupa Nova, abre a programação na sexta-feira (3)

Cotidiano

Com facão e motoserra, dupla é detida cortando árvore em São Vicente

Eles não tinham a documentação necessária para fazer isso

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter