X

Política

Coreia do Sul será governada por uma mulher pela primeira vez

Coreanos elegeram a filha do ex-presidente Park Chung-hee, Park Geun-hye, de 60 anos.

Publicado em 20/12/2012 às 13:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pela primeira vez na história, a Coreia do Sul terá uma presidenta. Os coreanos elegeram nesta quinta-feira (19) a conservadora Park Geun-hye, de 60 anos, na disputa com o liberal Moon Jae-in. Geun-hye é filha do ex-presidente Park Chung-hee (1963-1979), apontado como ditador por analistas políticos.

Durante a campanha, a presidenta eleita disse que está aberta ao diálogo com o governo da Coreia do Norte. Mas apelou para que o país vizinho adote medidas concretas para o fim do impasse em torno do programa nuclear.

Geun-hye teve o apoio, principalmente, do eleitorado conservador e dos idosos. A nova presidenta toma posse em fevereiro, em substituição ao atual presidente Lee Myung-bak. Na campanha, os eleitores queixaram-se da situação econômica da Coreia do Sul, da alta dos preços e do custo de vida elevado.

A previsão era que mais de 40 milhões de eleitores fossem às urnas ontem para a escolha do novo presidente da República. Foram organizados 13.542 colégios eleitorais em todo o país.

Park Geun-hye levou a melhor sobre  Moon Jae-in. (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

Santos

Obras do VLT interditam ruas do Centro do Santos; veja o que muda e rotas

Como elas irão passar por pavimentação, a circulação de veículos ficará bloqueada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter