X

Política

Câmara: Adilson Jr é acusado de improbidade administrativa

Se condenado, o presidente da Câmara de Santos pode perder função pública, entre outras sanções

Carlos Ratton

Publicado em 30/11/2018 às 14:09

Atualizado em 30/11/2018 às 14:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Adilson Jr é acusado de improbidade administrativa / Nair Bueno/Diário do Litoral

Os promotores Carlos Alberto Carmello Júnior e Eduardo Antônio Taves Romero ingressaram na Justiça com uma ação de responsabilidade por ato de improbidade administrativa contra o presidente da Câmara de Santos, vereador Adilson Júnior (PTB), por conta de manter comissionados (funcionários sem concurso público) no lugar de concursados no Legislativo.

O Ministério Público (MP) requer à Justiça, ao final da ação, a aplicação das sanções previstas que poderão levar Adilson Júnior a perda de função pública; suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa de até 100 vezes seu subsídio (salário) e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios e incentivos fiscais pelo prazo de três anos.

Segundo os promotores, o quadro permanente da Câmara permite 135 funcionários. “No entanto, após análise dos ‘novos cargos’ criados e da ‘maquiagem’ para fazer prevalecer cargos fora dos parâmetros constitucionais, os cargos de assessoria de livre nomeação (comissionados) e de assessoria e direção (função gratificada) somam-se 113 – 45,56% dos efetivos. A relação entre cargos comissionados e efetivos é quase de um por um”, afirma o MP, alertando ainda que muitos cargos realizam a mesma função.                   

Conforme o Ministério Público (MP), vários alertas foram dados por intermédio de outra ação civil em 2015 e duas ações diretas de Inconstitucionalidade (ADINs), em 2016 e no ano passado, mas a Câmara resolveu produzir uma lei complementar (951/2016) -  também julgada irregular – e ainda ingressou com um recurso extraordinário para manter os comissionados.

Carmello e Romero querem que a Justiça, em caráter liminar (decisão provisória e antecipada), anule os atos de nomeação de pessoas para ocupar os cargos, bem como, que Adilson Júnior seja impedido de nomear outras pessoas para os referidos cargos (relação nessa reportagem).

PRAZO E MULTA

O Ministério Público pede que as pessoas sejam exoneradas em até 120 dias a partir da liminar concedida; que sejam exonerados os comissionados que excedam dois por gabinete de vereador. Requer multa diária a Adilson referente ao salário bruto de cada comissionado mantido e que o Legislativo santista não nomeie funcionários não efetivos para suprir os criados.

Os promotores salientam que a liminar não causará prejuízo à administração pública e nem a continuidade dos serviços, pois há tempo hábil para se fazer alterações legislativas e de realizar concurso público para suprir os cargos comissionados.

CÂMARA

Procurado ontem, o vereador Adilson Júnior, por intermédio de sua Assessoria de Imprensa, que a Câmara não recebeu qualquer citação nesse sentido, tampouco houve determinação judicial para que fossem substituídos funcionários comissionados por funcionários efetivos, até porque a natureza dos cargos são diversas.

Segundo a Câmara, o único caso páreo neste sentido foi a ADIN por vício de forma e entender que a descrição dos cargos não atribui fidúcia, todavia a citada ação encontra-se em grau de recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) e foi sobrestada pelo Supremo.

No mais, no tocante aos cargos em comissão da Casa Legislativa no momento estão regrados pela Resolução número 20/2018, a qual se pautou na orientação do acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

CONFIRA OS CARGOS

Assistente da Gabinete da Presidência

Coordenador de Comunicação Institucional

Coordenador de Áudio e Vídeo

Coordenador de Cerimonial e Eventos

Assistente de Gabinete da 1ª Vice-Presidência

Assistente de Gabinete da 2ª Vice-Presidência

Assistente de Gabinete da 1ª Secretaria

Assistente de Gabinete da 2ª Secretaria

Diretor Jurídico

Diretor Administrativo

Chefe de Departamento de Recursos Humanos

Chefe de Departamento de Administração e Finanças

Chefe de Departamento de Infraestrutura e Manutenção

Pregoeiro

Diretor Legislativo

Chefe de Departamento de Assessoria Legislativa

Chefe de Departamento de Administração Legislativa

Diretor de Tecnologia da Informação  

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter