X

Polícia

Operação Saturação combate o crime em Praia Grande

A principal detenção foi a de um adolescente envolvido em latrocínios. A ação, deflagrada em todos os bairros da cidade, foi realizada entre as 6h e as 18h de ontem

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 30/05/2014 às 10:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com o objetivo de reprimir a criminalidade em Praia Grande, uma operação conjunta, denominada Saturação, realizou dezenas de apreensões e prisões no município. A principal detenção foi a de um adolescente acusado de envolvimento em ao menos dois latrocínios (roubos seguidos de morte).

No final da tarde de ontem, os resultados da blitz foram apresentados na Prefeitura de Praia Grande pelo delegado Aldo Galiano Júnior, diretor da Polícia Civil na Região. O prefeito Alberto Mourão (PSDB) e o subcomandante da PM em Praia Grande, João Alves Diniz Neto, também comentaram os resultados da operação.

A ação policial, que ocorreu entre as 6h e as 18h de ontem, mobilizou 250 agentes, 50 viaturas e dois helicópteros. O saldo final da operação deverá ser divulgado hoje. Na noite de ontem os dados ainda estavam sendo computados, conforme informou o diretor da Polícia Civil.

Galiano Júnior informou que a operação foi planejada com antecedência e visou “mais qualidade do que quantidade (de capturas)”.

Policiais civis, militares e guardas municipais iniciaram a blitz no bairro Caieiras. Ao longo dos trabalhos, todos os bairros da Cidade foram percorridos. Dez mandados de prisão foram cumpridos e ao menos 174 pessoas foram abordadas.
Galiano Júnior informou que o adolescente envolvido em latrocínios teve participação no crime que vitimou o guarda civil de São Bernardo do Campo Alan Alves do Santos, assassinado na casa onde morava, na Vila Caiçara, no último dia 7.

O delegado destacou também a detenção de um adolescente envolvido com o tráfico, no Caieiras, em local de difícil acesso. Mais de 130 porções de drogas foram apreendidas nessa ação.

Para o subcomandante da PM em Praia Grande, “a operação vai trazer para a cidade uma diminuição efetiva dos acontecimento negativos”.

A operação Saturação será realizada em outras cidades da Região nos próximos meses, conforme informou Galiano Júnior.

Dados da operação foram apresentados na Prefeitura de Praia Grande (Foto: Luiz Torres/DL)

Receptação

Durante a apresentação dos resultados da blitz, o prefeito Alberto Mourão ressaltou a importância de se combater a receptação de peças automotivas roubadas e furtadas, entre outros objetos que são subtraídos por assaltantes.

“Não dá mais para tolerar a receptação. Se ninguém hoje comprasse nada que não tivesse uma nota fiscal, 90% dos furtos e roubos não aconteceriam”, afirmou o chefe do Executivo.

Redução da  maioridade penal

O delegado Aldo Galiano Júnior reiterou ontem que é alta a participação de adolescentes em delitos graves como roubos, latrocínios e tráfico de entorpecentes.

Defensor da redução da maioridade penal, ele criticou a decisão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado que  rejeitou, em fevereiro, a proposta que permitiria ao Judiciário condenar à prisão menores de 18 e maiores de 16 responsáveis por crimes hediondos.  “A gente começa a enxugar gelo. É impossível um menor com internet, com acesso aos meios de imprensa, não saber que matar para roubar é crime. Eu não concebo essa ideia”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter