Cão abandonado no Jd Casqueiro recebe tratamento no Canil Municipal

Com ferimentos de briga, cão foi encontrado no Centro de Línguas. Em no máximo 45 dias estará à disposição para ser adotado

20 MAR 2015 • POR • 17h44

Ninguém sabe quem venceu a briga, mas pelo estado que o pequeno cão branco ficou, a troca de mordidas foi intensa. Com ferimentos na altura da virilha, embaixo do pescoço e no dorso, o bicho, ainda sem nome, vagou provavelmente três ou quatro dias pelas ruas do Jardim Casqueiro até buscar refúgio da forte chuva que caiu no final da tarde de quinta-feira (19), no Centro de Línguas, na Rua Maria Cristina.

Debilitado pelas feridas já infestadas de larvas, de imediato sensibilizou alunos e professores. Nesta sexta-feira (20), 24 horas após ser resgatado e tratado pelos veterinários da Secretaria de Saúde, o cão começou a reagir aos cuidados e medicamentos. Se o seu estado de saúde evoluir bem, em no máximo 45 dias estará à disposição para ser adotado.

Leia Também

Seduc fornece transporte escolar para alunos do Costa Muniz a partir do dia 23

Indústria de Cuabtão abrirá vagas em breve

Alunos da Baixada Santista podem se inscrever até amanhã nos Jogos Escolares do Estado

Escola de Cubatão está sem comunicação há mais de um mês

Prioridade de cubatenses no polo é aprovada na Câmara de Cubatão

O médico veterinário Augusto Cesar de Sousa Barreto comentou que o típico viralatas, com no máximo três anos, tomou antibiótico, anti-inflamatório e ainda comprimidos para eliminar as larvas. Também recebeu a aspersão de larvicida em spray.

"Não conhecemos o histórico do animal. Mas apresentava perfurações compatíveis com mordidas", relatou Barreto. "Moscas pousaram nas feridas e surgiram as larvas, que foram removidas. Hoje já comeu normalmente, bebeu água, fez xixi e coco. Mas ainda está em período de observação", disse, frisando que é necessário aguardar uma semana para atestar sua reabilitação.

Segundo Barreto, a perspectiva é que ele já esteja pronto para adoção dentro de 45 dias. Recuperado dos ferimentos, será submetido à castração. "Depois, será só aguardar o tempo do pós-operatório para que esteja pronto para ser adotado".

Em razão do destaque que o caso ganhou nas mídias sociais, os funcionários do Canil Municipal esperam que esse cão não tenha o mesmo destino dos demais 300 cachorros e gatos abrigados no local, à espera de uma família.

O Canil Municipal, na Rua João Paulo II, s/nº, atende interessados em visitar os animais de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Também é possível conferir as fotos dos bichos no site da Prefeitura, clicando num banner no canto inferior esquerdo da página.