Alunos da Baixada Santista podem se inscrever até amanhã nos Jogos Escolares do Estado

Os jogos são requisito básico aos interessados em competir na Paralimpíadas Escolares 2015 e terá 10 modalidades

Comentar
Compartilhar
19 MAR 201513h48

Estão abertas as inscrições para os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) até o dia 20 de março. A delegação do Estado de São Paulo será composta pelos melhores competidores com deficiência das modalidades de atletismo, natação, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. A inscrição pode ser feita através do link https://pt.surveymonkey.com/s/JEESP-PARALIMPIADASESCOLARES2015.

Além de descobrir novos talentos para o esporte, o objetivo dos Jogos Escolares é promover, por meio da prática desportiva, a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis. As inscrições podem ser realizadas por alunos com deficiência física, visual ou intelectual, com faixa etária entre 12 e 17 anos, matriculados em escolas do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares.

Trata-se de uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo destinada aos alunos matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Estado organizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e as secretarias da Educação, de Esporte, Lazer e Juventude, Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia. As competições esportivas voltadas aos estudantes são realizadas anualmente em quatro etapas: rede pública estadual e escolas técnicas estaduais, rede pública municipal, rede particular e escolas técnicas federais, seletivas regionais e seletivas estaduais. Os jogos são requisito básico aos interessados em competir nas Paralimpíadas Escolares 2015.

Estão abertas as inscrições para os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) até o dia 20 de março (Foto: Reprodução/Facebook)

O direito do acesso à pratica esportiva, assegurado no artigo 217 de nossa constituição e definido como de responsabilidade do estado é,  sem dúvida alguma, uma das ferramentas mais poderosas no processo de inclusão social da pessoa com deficiência. O estado de São Paulo tem se caracterizado por ações de vanguarda na busca de garantir o cumprimento irrestrito dos direitos da pessoa com deficiência e as ações esportivas não podem estar fora dessas iniciativas.

As Paralimpíadas Escolares buscam revelar novos valores e possíveis atletas para representar o Brasil nas Paralimpíadas de 2016. Para a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, as Paralimpíadas vão deixar um legado importante e difundir o conhecimento necessário para a prática paradesportiva no ambiente escolar.