X

Cotidiano

Munícipes podem colaborar com Destinação Criança na declaração do imposto de renda

Apae, Projeto Ondas, Casa do Menor e Camp estão entre os projetos beneficiados

Publicado em 19/03/2015 às 12:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os munícipes de Guarujá podem colaborar com os projetos sociais voltados a crianças e adolescentes, destinando até 3% do seu imposto de renda devido no ato da declaração, até dia 30 de abril. A iniciativa se trata da campanha Destinação Criança feita pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Receita Federal.

A ação promovida pelos CMDCAs e a Receita Federal prevê a destinação de uma parte do imposto de renda para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. O contribuinte não perde recursos ao optar por colaborar e ainda pode recuperar o valor se tiver imposto de renda a restituir. O recurso é voltado aos projetos sociais e instituições contemplados pelos Fundos Municipais.

O contribuinte não perde nada participando da mobilização. Ao invés de recolher 100% do tributo ao Governo Federal, o munícipe tem a oportunidade de potencializar os projetos sociais. Para os que possuem saldo a restituir, o valor será maior, já que a destinação de 3% será corrigida pela taxa de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

Os recursos são encaminhados ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA). O órgão é administrado pelo CMDCA, composto por representantes da sociedade civil e poder público, tendo como responsabilidade a análise e liberação de recursos para os projetos inscritos por edital público, seguindo os parâmetros legais e a fiscalização do Tribunal de Contas. O imposto de renda é a principal fonte dos fundos municipais.

Em outras edições, os recursos arrecadados pela campanha já possibilitaram a construção do Centro de Capacitação da Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae), e para a realização de projetos de Centro de Formação Profissional – Camp Guarujá, Projeto Ondas, Casa do Menor de Guarujá, Centro de Capacitação para a Vida – Projeto Neemias, ONG Meninos da Enseada, entre outros.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter