Longe de suas casas, Lusa e Santos fazem clássico da paz no Pacaembu

O técnico Enderson Moreira busca forma ideal para seguir em alta no Paulistão; equipe chegou à final no ano passado

22 FEV 2015 • POR • 09h44

Um duelo tradicional e que já colocou muitos craques frente a frente vai ser repetir neste domingo, às 16 horas (horário de Brasília) no charmoso estádio do Pacaembu, em São Paulo. Portuguesa e Santos entraram em campo pela 6ª rodada do Campeonato Paulista com objetivos diferentes. Enquanto o Peixe lidera sua chave com folga e joga para buscar um entrosamento ideal para o time, a Lusa briga ferrenhamente por uma vaga à próxima fase em um grupo acirrado.

“O Santos sempre entra em campo, no campeonato, pensando em liderar, em vencer. Desde o começo, nosso objetivo era liderar nossa chave e procurar fazer a maior pontuação possível. Estamos conseguindo. Agora, é tocar e procurar vencer mais partidas para chegar bem na segunda fase”, comentou o zagueiro santista Werley, admitindo surpresa com os oito pontos de vantagem do clube para o segundo colocado (Bragantino) do Grupo D.

Leia Também

Enderson promete chance a todos e Valencia já vive expectativa de estrear

Enderson cogita escalar Gabriel e Ricardo Oliveira juntos

Werley vibra com bom momento, mas lamenta lesão de companheiro

Ricardo Oliveira minimiza escassez de gols e elogia concorrente

Lucas Otávio ganha vaga de Leandrinho no time titular do Santos

“Imaginar, a gente nunca imagina. Até pelo histórico do Campeonato Paulista, bem disputado. As equipes da nossa chave não estão conseguindo vencer e isso mostra a dificuldade da competição, valoriza nosso trabalho”, completou.

A prova de que o Santos não está preocupado em tirar o pé, poupar atletas ou fazer testes em função da larga vantagem é a escalação do técnico Enderson Moreira. O treinador vai repetir a base do time que vem jogando e só deve promover uma alteração: a entrada de Lucas Otávio no lugar de Leandrinho, que recebeu sua oportunidade da última rodada, contra o São Bernardo. Os dois brigam para convencer o comandante alvinegro de quem merece ficar com o lugar deixado por Alison, lesionado e sem previsão de retorno aos gramados.

No restante, o setor defensivo permanecerá formado por Vanderlei no gol, Victor Ferraz, Werley, David Braz e Chiquinho. Renato forma a dupla de volantes com o jovem Lucas Otávio e Lucas Lima segue na armação. 

No ataque, Ricardo Oliveira terá a quarta chance como titular ao lado de Robinho e Geuvânio. Porém, é bom o camisa 9 abrir o olho, pois Gabriel estará no banco de reservas pela primeira vez na temporada e pode surgir na equipe caso os atacantes continuem com tanta dificuldade em colocar a bola para dentro. Até agora, foram apenas seis gols marcados no paulistão, sendo dois de atletas defensivos e um contra.

"É continuar trabalhando dia a dia as finalizações para que, na hora do jogo, tenhamos mais tranquilidade para botar a bola para dentro. Ficaria preocupado se não estivesse criando, mas estamos. Tenho certeza de que, daqui a pouco, vai começar a entrar e o Santos vai deslanchar", disse o zagueiro Werley, tranquilo com a parte defensiva, já que o Peixe levou apenas um gol na competição.

Na lusa, a missão é voltar a vencer. O time bateu a Ponte Preta, em pleno Moisés Lucarelli, logo na estreia, mas depois só empatou com São Bento, Audax e Rio Claro. Além disso, o mandante do clássico deste domingo tem um jogo a menos que os demais por causa da transferência do duelo contra o Corinthians, que teve de entrar em campo pela Pré-Libertadores na mesma data marcada.

Com seis pontos, o time comandado por Aílton Silva é o vice-líder do Grupo C, apenas três pontos atrás do Palmeiras e empatado com o Botafogo-SP, porém, ambos já fizeram cinco jogos.

FICHA TÉCNICA:
PORTUGUESA X SANTOS

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo
Data: 22 de fevereiro de 2015, domingo
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Assistentes: Bruno Salgado Rizo e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo

PORTUGUESA: Rafael Santos; Fabinho Capixaba, Alex Lima, Valdomiro e Paulo Henrique; Renan, Betinho, Léo Costa e Rudy Cardozo; Diego e Edno.
Técnico: Aílton Silva.

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Werley, David Braz e Chiquinho; Lucas Otávio, Renato e Lucas Lima; Geuvânio, Robinho e Ricardo Oliveira.
Técnico: Enderson Moreira