X

Política

Reforma administrativa é aprovada na Câmara de Praia Grande

Estrutura administrativa será adaptada para atender maior demanda de serviços públicos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 27/11/2012 às 15:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Prefeitura de Praia Grande contará com 22 secretarias municipais na próxima gestão. O Projeto de Lei Complementar que trata das mudanças na estrutura organizacional da Administração Municipal foi aprovado em segunda votação na tarde desta segunda-feira (26), em sessão extraordinária. Entre as novidades, está a criação das secretarias de Assuntos de Segurança Pública, de Governo, Meio Ambiente, Habitação, Comunicação e Transportes. As alterações passarão a valer a partir de 1º de janeiro de 2013. 

Segundo o prefeito de Praia Grande Roberto Francisco dos Santos, as mudanças visam à qualidade do serviço público. “Este projeto é resultado do trabalho da Comissão de Transição Administrativa que, em contato com a população e funcionalismo, perceberam a necessidade de ações administrativas diferenciadas”, afirmou.
 
Com as alterações, a Secretaria Geral do Gabinete do Prefeito dará lugar à Controladoria Geral do Município, que absorverá suas atribuições, além do controle geral da Administração. Outra nova pasta será a Secretaria de Governo, que contará com parte das atribuições anteriormente reservadas à Secretaria de Planejamento e Gestão. 
 
A Subsecretaria de Segurança, atualmente vinculada ao Gabinete do Prefeito, ganhará mais autonomia e passará a ser a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública. A nova pasta terá como objetivo atuar nos limites do Município, com ênfase na integração com os órgãos estaduais de segurança, bem como coordenar o funcionamento da Guarda Civil Municipal e Central de Videomonitoramento. 

A reforma administrativa foi aprovada na Câmara de Praia Grade (Foto: Luiz Torres/DL)
 
Outra novidade será a Secretaria de Comunicação Social, que reunirá, entre outras, as ações de assessoria de imprensa, cerimonial, criação e publicidade, com o objetivo de propor e orientar a política de divulgação e da implantação de programas informativos. E algumas questões antes tratadas como temas secundários passarão a receber tratamento de órgão específico. Dentre estas, estão as novas secretarias de Meio Ambiente, Habitação e Transporte. 
 
A Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho sofrerá substancial. A pasta ampliará seu foco, passando a atuar no sentido de promover o planejamento e elaboração de políticas públicas objetivando o desenvolvimento de atividades de natureza econômica. Devido a esta alteração em suas atribuições, a pasta será absorvida pela nova Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho. 
 
A Secretaria de Cultura e Turismo passará a contar com uma subsecretaria para cuidar especificamente das questões que envolvem Turismo. E as questões referentes à Juventude passarão a ser tratadas pela Subsecretaria de Assuntos para a Juventude, agora na Secretaria de Governo. 
 
As demais secretarias, como a de Educação, Saúde, Finanças, Promoção Social e Serviços Urbanos não sofreram modificações estruturais, assim como também a Procuradoria Geral do Município. 

 
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Conheça 5 lugares com relatos de aparições de fantasmas em Santos

Alguns são frequentados por centenas de pessoas todos os dias

Cotidiano

Santos realiza encontros antes de Conferência Municipal LGBT

Eles têm como foco tópicos fundamentais como estratégias de combate à violência, geração de emprego e renda, garantia dos direitos humanos e institucionalização de políticas inclusivas em todos os setores

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter