X

Política

PSDB vai oficializar hoje candidatura de Alckmin à Presidência

A convenção reunirá as principais lideranças do PSDB, além de representantes dos partidos aliados que vão compor a coligação nacional.

Agência Brasil

Publicado em 04/08/2018 às 09:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente da legenda e ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin. / Fotos Públicas

O PSDB vai oficializar hoje (4), em convenção nacional em Brasília, a candidatura do presidente da legenda e ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin à Presidência da República. A senadora Ana Amélia (PP-RS) será a vice-presidente na chapa.

A convenção reunirá as principais lideranças do PSDB, além de representantes dos partidos aliados que vão compor a coligação nacional. Alckmin terá o apoio dos partidos que compõem o chamado Centrão, formado por DEM, PP, PRB, PR e Solidariedade.

Atualmente, a bancada do PSDB no Congresso Nacional é composta por 49 deputados federais e 12 senadores. No pleito de 2014, o partido elegeu quatro governadores, 803 prefeitos, 96 deputados estaduais e 5.346 vereadores. A legenda tem 1,4 milhão de eleitores filiados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Perfil

Quatro vezes governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, de 65 anos, é médico e um dos fundadores do PSDB. O tucano iniciou sua trajetória política em 1972, em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, onde foi eleito vereador, presidente da Câmara dos Vereadores e prefeito da cidade. Foi também deputado estadual e federal.

Chegou ao governo de São Paulo em 2001, como vice do governador Mário Covas. Com a morte de Covas, Alckmin assumiu definitivamente o cargo de governador, para o qual foi eleito em 2002 e que voltou a ocupar por mais dois mandatos, após vitória nas eleições de 2010 e 2014.

Em 2006, o tucano concorreu à Presidência da República, mas foi derrotado no segundo turno pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi reeleito.

Alckmin assumiu a presidência nacional do PSDB em dezembro do ano passado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba como se cadastrar para visitar parque aquático gratuito

Parque da Criança, em Indaiatuba, está a menos de três horas de distância da Baixada Santista

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter