X

Política

Ministro cubano tenta convencer brasileiros a investirem na ilha

Rodrigo Malmierca minimizou os efeitos da retomada das relações comerciais entre Cuba e os Estados Unidos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/05/2015 às 13:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com o processo de abertura econômica em andamento, o ministro de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba, Rodrigo Malmierca, fez uma apresentação na semana passada, na sede da Fiesp, em São Paulo. Ele falou para um grupo de empresários brasileiros e tentou convencê-los de que há diversas oportunidades para se investir no país. Malmierca reconheceu algumas dificuldades como problemas de liquidez financeira na ilha caribenha, mas reforçou que há segurança jurídica no país e destacou a necessidade de realizar projetos em infraestrutura. "Há estabilidade política, social e jurídica em Cuba e uma localização privilegiada", disse.

O ministro minimizou os efeitos da retomada das relações comerciais entre Cuba e os Estados Unidos e disse que o fim do bloqueio, anunciado no ano passado, "precisa acontecer efetivamente". "Nada mudou até agora. O presidente Barack Obama reconheceu que a política (de bloqueio) fracassou, tomou algumas decisões que vão na direção correta, mas que ainda são insuficientes", afirmou.

Malmierca disse que o primeiro passo efetivo será o restabelecimento diplomático, com a instalação das embaixadas. "Isso está em andamento e vai ser um começo efetivo". Ele disse que a decisão anunciada pelo presidente norte-americano, de aprovar o restabelecimento de serviços de transporte naval de cargas e passageiros entre os Estados Unidos e Cuba, é importante, mas limitada. "É mais um passo na direção correta", afirmou.

Em sua apresentação, Malmierca detalhou a lei cubana que regulamenta investimento estrangeiro na ilha e destacou dados macroeconômicos do país. "Promoção do investimento estrangeiro é uma das ações de maior destaque no processo de atualização econômico de Cuba", afirmou. "Estamos promovendo as exportações, queremos que o capital estrangeiro nos ajude a exportar", disse, destacando que hoje Cuba mantém relações comerciais com 75 países e o intercâmbio triplicou nos últimos dez anos.

Segundo ele, Cuba tem crescido a uma média de 4,9% ao ano e para 2015 a expectativa é de um avanço do PIB nesse patamar, em torno de 4%. "Aos poucos, vamos nos recuperando da crise dos anos 1990 temos taxas de inflações aceitáveis e temos feito um esforço grande nos últimos anos para manter nossos compromissos financeiros internacionais" afirmou.

Malmierca destacou que Cuba precisa de projetos em diversas áreas, como infraestrutura, agronegócio e energia. Ele reforçou ainda que o projeto do marco legal que trata do investimento estrangeiro prevê um regime tributário especial para aumentar a atratividade da ilha. Entre os itens previstos está, por exemplo a isenção de imposto aduaneiro durante o processo de investimento.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Catador de latinhas morre após ser atropelado por viatura em Mongaguá

O caso aconteceu no último sábado e o homem foi levado para o Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande.

Nacional

Memorável! Madonna se torna a mulher com o maior público da história da música

Show da artista aconteceu no último sábado (4) na praia de Copacabana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter