X

Política

Genoino aguarda em casa decisão do STF sobre prisão domiciliar

Ontem, o ex-congressista chegou a ficar na UTI do Instituto de Cardiologia, em Brasília. Mas, à tarde, após realizar exames, recebeu alta e voltou para casa

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 02/02/2014 às 23:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Preso em prisão domiciliar desde novembro, o ex-deputado federal José Genoino foi submetido ontem (2) a exames no Instituto de Cardiologia, em Brasília, após ter relatado que sentiu fortes dores no peito na madrugada. De acordo com o advogado Luiz Fernando Pacheco, responsável pela defesa de Genoino, o ex-congressista chegou a ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Mas, à tarde, após realizar exames, recebeu alta e voltou para casa.

Conforme boletim médico divulgado pelo hospital, Genoino havia dado entrada na emergência da instituição para avaliação cardiovascular. O relator do processo do mensalão e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, terá de decidir em breve se o ex-parlamentar condenado por envolvimento com o esquema de corrupção continuará em prisão domiciliar ou se será recolhido a um estabelecimento penitenciário.

Em dezembro, Barbosa resolveu que Genoino deveria ficar em prisão domiciliar pelo prazo de 90 dias, contados desde 21 de novembro. Ao fim desse período, ele deverá reavaliar o caso para decidir se o ex-deputado tem condições de cumprir a pena na cadeia ou se terá de continuar em casa.

José Genoino foi submetido neste domingo a exames no Instituto de Cardiologia (Foto: Divulgação)

Parecer assinado em dezembro pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recomendou a prisão domiciliar de Genoino por causa dos problemas de saúde. Janot observou que nos poucos dias em que ficou preso no complexo penitenciário da Papuda, em novembro, o ex-deputado sofreu episódios de hipertensão e alteração na coagulação.

Além da situação de José Genoino, Joaquim Barbosa terá de definir nos próximos dias o destino do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) e do ex-parlamentar Roberto Jefferson, também condenados. Em relação a João Paulo, o presidente do STF deverá ordenar que ele seja preso para começar a cumprir a pena por participação no esquema do mensalão.

Quanto a Roberto Jefferson, Joaquim Barbosa terá de avaliar se o ex-congressista tem condições de ser recolhido a um presídio. Em 2012, Jefferson foi submetido a cirurgia para extração de um câncer no pâncreas. A defesa pede que ele cumpra a pena em prisão domiciliar porque precisa de dieta rigorosa e cuidados médicos que, segundo os advogados, não estão disponíveis no sistema prisional brasileiro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

A importância da inclusão e acessibilidades de pessoas com deficiência no trabalho

Ingrid Raunaimer é advogada trabalhista e destaca o papel social das empresas, desde o recrutamento inclusivo até as políticas internas de combate ao preconceito

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter