X

Política

FHC: Lula 'se enganou' ao não acreditar no Plano Real

O ex-presidente recorda a adoção da nova moeda, que entrou em vigor em 1º de julho de 1994 e completa duas décadas nesta terça-feira, 1º

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 01/07/2014 às 18:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou, em gravação de áudio, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "se enganou tanto" ao ter sido "descrente" com o Plano Real que "depois se esforçou, quando presidente, para manter a moeda estável". No registro, divulgado na página que mantém na rede social Facebook, Fernando Henrique recorda a adoção da nova moeda, que entrou em vigor em 1º de julho de 1994 e completa duas décadas nesta terça-feira, 1º.

"Houve os descrentes. O presidente Lula dizia que o real não era um sonho, era um pesadelo; se enganou", afirmou. O ex-presidente tucano criticou também as atuais "dificuldades com a estabilização". "O povo todo está à espera de medidas que mantenham a moeda estável porque o povo aprendeu que a inflação, a carestia, é o seu pior inimigo", disse.

De acordo com FHC, o Plano Real foi "fruto de um enorme esforço" de uma equipe econômica que ele comandava como ministro da Fazenda na gestão do ex-presidente Itamar Franco. "O País havia estado cansado da inflação, 20%, 30% ao mês. Não havia salário que fosse suficiente para fazer frente à carestia, ao aumento de preços", disse. O ex-presidente declarou na gravação que, quando a economia foi estabilizada, a inflação começou a cair imediatamente e houve uma diminuição da pobreza de 40% para 30%. "As pessoas podiam confiar que não precisavam sair correndo para fazer compra mal recebessem o salário, porque confiavam que a moeda poderia ser estável", prosseguiu.

FHC afirmou que o ex-presidente Lula 'se enganou' ao não acreditar no Plano Real (Foto: Clayton Souza/Estadão Conteúdo)

"Graças a isso", acentuou, "houve a possibilidade de novas políticas sociais, de novas políticas econômicas". "Tão importante quanto (as novas políticas), reganhamos a crença no futuro do Brasil." Segundo FHC, há muito o que celebrar pelas duas décadas de real. "É por isso que, com emoção, eu me refiro a esses dias e volto a falar ao povo de Poços de Caldas, cidade na qual, pela primeira vez, senti a emoção de termos conseguido criar uma moeda nova, o real", acrescentou.

O aniversário de 20 anos do Plano Real será celebrado nesta quarta-feira, 2, a partir das 14 horas, no Palace Hotel, em Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais. A moeda foi lançada no município pelo então presidente Itamar Franco e por FHC.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

11 destinos próximos da Baixada Santista para curtir o Dia das Mães

Quer fazer algo diferente durante a comemoração? Separamos 11 lugares a três horas de Santos para fazer um bate-volta

Cotidiano

Bárbara Myla lança livro como Ato 1 de projeto multidimensional

Bárbara Myla lança o livro "Guarda-Roupa Cíclico - Você é cíclica e seu gosto também: uma bússola inédita da influência do ciclo menstrual e lunar no seu vestir"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter