X

Política

Dilma volta a elogiar resultado do leilão de Libra

Tal como fizera na véspera, a presidente frisou que o leilão não representou a privatização do campo petrolífero

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 22/10/2013 às 23:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Diante da exploração política do leilão do campo de Libra pela oposição e por seus potenciais concorrentes na eleição de 2014, a presidente Dilma Rousseff voltou nesta terça-feira, 22, a defender a operação. Ela se disse "bastante satisfeita" com o resultado. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também saiu em defesa do leilão.

Em Lisboa, Lula disse que as críticas têm motivação eleitoreira. "Pelo fato de estarmos entrando já num ano eleitoral, têm pessoas que têm vergonha de reconhecer os méritos do leilão de Libra, que foi extraordinário", afirmou. E rebateu as críticas dos que dizem que os recursos não serão utilizados na educação e saúde, mas sim para ajudar o governo a aumentar seu caixa e cumprir a meta do superávit primário: "Penso que o dinheiro será aplicado naquilo que a lei aprovou no Congresso Nacional, ou seja, não há como ser diferente."

Tal como fizera na véspera, Dilma frisou que o leilão não representou a privatização do campo petrolífero. "É bom lembrar que, com o modelo de partilha, a União, os Estados e os municípios ficam com 85% das receitas se você considerar também a Petrobras", disse, durante a cerimônia de sanção da lei do programa Mais Médicos. E emendou: "É bom explicar que nesses 85%, 75% são da União e 10%, da Petrobras. Aqueles que falam em privatização no mínimo desconhecem essas contas."

"O governo está satisfeito com o resultado do leilão, acha o consórcio sólido, está satisfeito com o que lhe cabe da receita, está satisfeito com a destinação dessa riqueza, dessa alquimia que nós conseguimos, porque nós transformamos e vamos transformar petróleo em educação, petróleo em saúde", listou.

Ela elogiou a composição do consórcio vencedor. "A Petrobrás é, sem sombra de dúvida, junto com a Shell, a grande empresa do mundo com especialização em águas profundas". Condenou, ainda o "preconceito" em relação às sócias da China. "As empresas chinesas são das maiores do mundo, têm parcerias sólidas com a Shell em outros países, é um consórcio de grandes empresas, que tem a capacidade de explorar os recursos necessários (no pré-sal), não só financeiros, mas tecnológicos", afirmou Dilma.

A presidente Dilma Rousseff voltou nesta terça-feira, 22, a defender o resultado do leilão de Libra (Foto: Agência Brasil)

Sem mudanças

Ao ser questionada se não considerava ruim apenas um grupo ter se candidatado à concorrência, a presidente respondeu que "há uma certa incompreensão sobre o tamanho dessa reserva". No auge da produção, disse ela, Libra estará produzindo 1,4 milhão de barris/dia, mais de 70% de tudo o que o País produz hoje.

Ela rechaçou a necessidade de mudar qualquer ponto do modelo do pré-sal. "Não vejo onde esse modelo precisa de ajustes. Não tem por que modificar conteúdo nacional, não tem por que modificar papel da PPSA, não tem por que tirar os 30% da Petrobras. Então, aqueles que querem mudar isso, mostrem as suas faces e defendam, não atribuam ao governo o interesse em modificar qualquer coisa. O governo está satisfeito com modelo de partilha."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Obras do VLT interditam ruas do Centro do Santos; veja o que muda e rotas

Como elas irão passar por pavimentação, a circulação de veículos ficará bloqueada

Diário Mais

11 destinos próximos da Baixada Santista para curtir o Dia das Mães

Quer fazer algo diferente durante a comemoração? Separamos 11 lugares a três horas de Santos para fazer um bate-volta

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter