X

Política

Dilma: queremos um mundo regido por normas e instituições democráticas

Ela ressaltou que o surgimento do organismo multilateral só foi possível há partir do empenho dos pracinhas brasileiros na Segunda Guerra Mundial

Publicado em 08/05/2015 às 17:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A presidente Dilma Rousseff defendeu, na tarde desta sexta-feira 8, uma ordem mundial mais justa a partir do compartilhamento de responsabilidades entres os países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), ressaltando que o surgimento do organismo multilateral só foi possível há partir do empenho dos pracinhas brasileiros na Segunda Guerra Mundial. "Hoje nosso soldados dedicam sua coragem e tenacidade à operações de paz patrocinadas pela ONU, porque os pracinhas, nossos soldados de ontem, ajudaram a colocar um ponto final na guerra e seus horrores. Se isso não tivesse ocorrido não haveria ONU", disse.

A presidente participou nesta tarde de solenidade em comemoração dos 70 anos do fim da Segunda Guerra. Alvo de protestos em recentes aparições em rede de televisão e compromissos públicos, Dilma decidiu cancelar a viagem que faria para participar do evento militar no Rio de Janeiro e organizou uma cerimônia fechada ao público no Palácio do Planalto.

Segundo fontes palacianas, os pracinhas pediram para que a solenidade ocorresse em Brasília por ser a capital do País, o que foi prontamente aceito por Dilma, cuja agenda desta sexta-feira inclui reunião com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. A presidente vai avaliar a transferência definitiva deste evento para Brasília e a construção de um monumento em homenagem aos pracinhas.

Dilma Rousseff defendeu uma ordem mundial mais justa a partir do compartilhamento de responsabilidades entres os países integrantes da ONU (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A cerimônia em homenagem à Força Expedicionária Brasileira (FEB) teve direito a tiros de canhão e hino nacional em frente ao Planalto. A presidente condecorou três ex-combatentes que estiveram com a FEB na Europa. "Muito me honra prestar nossa homenagem aos nossos pracinhas. Ao lutarem contra a intolerância ajudaram a plantar a semente de um mundo mais justo e democrático", afirmou.

"Nossos valores e princípios permanecem os mesmos pelos quais os pracinhas lutaram. Queríamos um mundo regido por novas instituições democráticas, no qual prevalecesse a tolerância. Um mundo em que construção de uma ordem mais justa e mais próspera seja responsabilidade compartilhada pelas nações", considerou a presidente Dilma.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Incêndio em pousada em Porto Alegre deixa ao menos 10 mortos; Veja vídeo

O Corpo de Bombeiros afirma que ainda há pessoas desaparecidas

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter