X

Política

Dilma e Humala defendem aprofundamento da integração entre países

A presidente aproveitou para defender o entendimento entre Brasil e Peru para o combate ao tráfico de pessoas que está atingindo principalmente os haitianos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 12/11/2013 às 00:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e do Peru, Ollanta Humala, defenderam nesta segunda-feira, 11, a necessidade de aprofundamento da integração entre os dois países, além do aumento das trocas comerciais e parcerias estratégicas. "O caminho da integração é irreversível e inexorável", declarou Humalla na declaração conjunta à imprensa. A presidente Dilma, por sua vez, depois de comemorar o crescimento do comércio entre os dois países, com grande aumento das exportações do Brasil para o Peru, comentou que é preciso fortalecer também a parceria sul-sul.

Dilma aproveitou para defender o entendimento entre Brasil e Peru para o combate ao tráfico de pessoas que está atingindo principalmente os haitianos. Segundo a presidente, os haitianos estão sendo vítima de coiotes que os exploram quando eles tentam ingressar no Brasil, passando pelo Peru, e que os dois países querem acabar com este absurdo. "O Brasil considera muito os haitianos e não queremos que eles sejam vítimas dos coiotes e, por isso, abrimos nossas embaixadas para atendê-los", disse Dilma.

A presidente está em visita oficial ao Peru e participa de um encontro com empresários para tentar atrair investimentos para o Brasil. Ela voltaria ao Brasil no início da noite desta segunda-feira. Esta é a quarta visita de Dilma ao Peru.

Em sua fala, o presidente peruano destacou a importância de serem aprofundadas as relações em áreas estratégicas e a integração oceânica ligando o Pacífico ao Atlântico. Humalla citou a necessidade de os dois países terem um acerto para que empresas peruanas possam entrar com maior facilidade no Brasil, assim como as brasileiras, no Peru. Ollanta Humala pediu cooperação do Brasil para implantar no seu país o programa farmácia popular, além de outros projetos na área social.

O presidente do Peru, Ollanta Humala recebe sua colega do Brasil, Dilma Rousseff (Foto: Associated Press)

Dilma destacou os dez anos de aliança estratégica entre os dois países e defendeu a ampliação na integração da indústria naval. A presidente destacou ainda o acordo assinado entre os dois países que permitirá que os moradores das fronteiras entre Assis Brasil, no Acre, pelo lado Brasileiro, e os moradores das cidades peruanas de Inapari e Iberia possam falar em seus telefones celulares sem ter de pagar o roaming internacional naquela fronteira. Esse será um projeto piloto, que depois deverá ser estendido para outras áreas fronteiriças, segundo a presidente.

Dilma disse ainda em sua fala que, antes de chegar ao Palácio de governo, visitou o Palácio de Torre Tagle, construído em 1735, no centro histórico da cidade, e onde funciona a Chancelaria peruana. O prédio é um patrimônio histórico da humanidade. Ela citou o crescente interesse dos brasileiros pelo turismo no Peru, destacando que o turismo de brasileiros no Peru cresceu 300%.

Dilma convidou os peruanos a visitarem o Brasil durante a Copa do Mundo, no ano que vem e na Olimpíada, em 2016. A presidente Dilma também receberia na Prefeitura de Lima as chaves da cidade

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Vai subir ou descer a serra? Anchieta-Imigrantes registra pontos de lentidão

Motivo se dá pelo excesso de veículos

Nacional

A importância da inclusão e acessibilidades de pessoas com deficiência no trabalho

Ingrid Raunaimer é advogada trabalhista e destaca o papel social das empresas, desde o recrutamento inclusivo até as políticas internas de combate ao preconceito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter