X

Política

Dilma diz que País está preparado para decisão do Fed

"O BC (brasileiro) está atento para o que está acontecendo com a política monetária dos EUA e isso vai acontecer momentaneamente; a tempestade começa e passa", disse

Agência Brasil

Publicado em 18/12/2013 às 12:12

Atualizado em 31/10/2021 às 23:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A presidente Dilma Rousseff admitiu, na manhã desta quarta-feira, 18, em entrevista a rádios de Pernambuco, que o mercado se acostumou com a política expansionista do governo norte-americano, que injeta US$ 85 bilhões por mês no mercado, e previu uma "tempestade" quando os estímulos forem retirados, provavelmente no primeiro semestre de 2014. "Nós estamos extremamente preparados para quando o Fed (Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos) começar a reduzir os estímulos", disse.

"O BC (brasileiro) está atento para o que está acontecendo com a política monetária dos EUA e isso vai acontecer momentaneamente; a tempestade começa e passa", completou. A presidente repetiu o discurso de que o Brasil está preparado, que a inflação está sob controle e fechará pelo décimo ano dentro da meta. "Temos tido grande volume de investimento estrangeiro direto no Brasil, somos o terceiro ou o quarto no mundo. Temos reservas internacionais e sabemos usá-las e não há nada que não possamos fazer para passarmos esse período", afirmou.

Dilma retomou o tema sobre o fim da política expansionista dos Estados Unidos e repetiu que "o Brasil nunca esteve tão preparado" para enfrentá-la, reafirmando "que pode ter tormenta, (com a retirada dos estímulos pelo Fed) mas queremos que seja rápida e não tenha efeitos graves". "Vamos enfrentar tranquilamente o momento de dificuldade e com a frieza que a tranquilidade dá", completou.

Por fim, a presidente, que visitou na terça-feira, 17, o complexo portuário e industrial de Suape, em Ipojuca (PE), agradeceu a recepção "fraterna e respeitosa" do governador pernambucano, Eduardo Campos (PSB), seu provável adversário nas eleições presidenciais de 2014.

Antecipação

A presidente Dilma Rousseff comentou, há pouco, as afirmações do ex-ministro da Fazenda Delfim Netto de que é preciso antecipar que o governo está atento aos sinais de mudança e não será surpreendido em 2014. "A gente sempre leva a sério as recomendações do ex-ministro Delfim Netto", disse. "O governo está extremamente atento ao que acontece no mundo e o lado bom é que os Estados Unidos estão se recuperando".

Dilma citou o aumento do emprego, o maior crescimento da indústria dos Estados Unidos, "vários sinais de que a economia americana entrou em rota de recuperação, o que é bom para o mundo e o Brasil em especial porque a economia dos Estados Unidos é muito forte, principalmente no que se refere ao comércio internacional e investimentos", completou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Cotidiano

Prêmios da Mega-Sena saem para quase todas as cidades da Baixada; veja onde e valores

O sorteio foi realizado no último sábado (4) e a única cidade que não teve premiados foi Mongaguá

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter