X

Política

Cunha condiciona reforma política ao 'distritão'

O presidente da Câmara dos Deputados disse que pretende se empenhar pessoalmente na articulação da reforma a partir de segunda-feira

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 14/05/2015 às 15:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), defendeu na tarde desta quinta-feira, 14, a reforma política, condicionando o sucesso da proposta elaborada em comissão especial da Casa à adoção do chamado distritão, modelo de eleição no qual os mais votados assumem as vagas no Legislativo.

Cunha disse que pretende se empenhar pessoalmente na articulação da reforma a partir de segunda-feira. A meta dele é votar o projeto da reforma no final do mês. "Se o distritão n, 18ão passar, acho que o sistema eleitoral não muda não", disse. O relator da reforma, Marcelo Castro (PMDB-PI), apresentou hoje o relatório final que será votado pela comissão na próxima semana.

Entre as mudanças sugeridas por ele, além do distritão, estão: mandato de 10 anos para senadores, mandatos de 5 anos para os demais cargos (vereadores, deputados, prefeitos, governadores e presidente da República), fim da reeleição para o Executivo. Castro propôs, ainda, que os prefeitos eleitos no ano que vem tenha mandato de 6 anos para que todas as eleições ocorram no mesmo ano a partir de 2022, ou seja, ele eliminaria assim o modelo atual de eleição a cada dois ano.

Eduardo Cunha condicionou a reforma política ao 'distritão' (Foto: Agência Brasil)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Vai subir ou descer a serra? Anchieta-Imigrantes registra pontos de lentidão

Motivo se dá pelo excesso de veículos

Nacional

A importância da inclusão e acessibilidades de pessoas com deficiência no trabalho

Ingrid Raunaimer é advogada trabalhista e destaca o papel social das empresas, desde o recrutamento inclusivo até as políticas internas de combate ao preconceito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter