X

Política

Comissão da Câmara quer ouvir Cerveró e Mantega

. A bancada petista ainda tentou postergar a análise do assunto com o pedido de votação nominal, mas não conseguiu impedir a aprovação do convite

Publicado em 26/03/2014 às 14:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 26, requerimentos de convite para que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró preste esclarecimentos sobre a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA) pela estatal. Cerveró foi o responsável pelo parecer técnico que embasou a decisão do Conselho de Administração da Petrobras de comprar a refinaria, alvo de investigações. Foi aprovado ainda o convite para ouvir o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que será ouvido também sobre a compra da refinaria.

Os requerimentos foram apresentados pelos deputados Vanderlei Macris (PSDB-SP) e o líder do DEM, Mendonça Filho (PE). A bancada petista ainda tentou postergar a análise do assunto com o pedido de votação nominal, mas não conseguiu impedir a aprovação do convite.

A presidente da Petrobrás, Graça Foster, já havia sido convidada pelo colegiado há duas semanas e deve comparecer à Comissão de Fiscalização Financeira no dia 15 de abril. Na ocasião, ela foi convidada para explicar a denúncia de suposto pagamento de propina a funcionários pela empresa holandesa SBM offshore. Nessa terça, 25, a Comissão de Meio Ambiente do Senado também aprovou convite para Graça e para o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, comparecerem à Casa.

A compra da refinaria em Pasadena passou a ser motivo de interesse do Congresso após o Estado revelar, na semana passada, que a presidente Dilma Rousseff deu aval à aquisição, em 2006, quando presidia o Conselho de Administração da estatal. Ao todo, a Petrobrás pagou US$ 1,18 bilhão pela unidade, que, em 2005, foi adquirida por US$ 42,5 milhões pela empresa belga Astra Oil. Em nota, a presidente argumentou que sua decisão foi fundamentada em documentos "técnica e juridicamente falhos".

 Foi aprovado ainda o convite para ouvir o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que será ouvido também sobre a compra da refinaria (Foto: Agência Brasil)

Lideranças da oposição articulam no Congresso a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar o caso. O Tribunal de Contas da União (TCU), a Polícia Federal e o Ministério Público já investigam a aquisição por suspeita de prejuízos aos cofres públicos. A mesma comissão vai convidar a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

No Posicionamento Feminino, saiba como ter mais autoridade e se comunicar melhor

Mentora de Posicionamento de Carreira aponta estratégias para mulheres se comunicarem de forma assertiva

Santos

12ª Semana da Cultura Caiçara de Santos começa neste sábado (11)

Evento este ano terá um espaço de arrecadação de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter