X

AULA NA USP

Com tom moderado na USP, Lula defende cotas e ampliação do ensino superior

O candidato do PT ao Planalto evitou citar Bolsonaro e afirmou que falará de campanha 'quando for para falar de política'

Joe Silva

Publicado em 16/08/2022 às 13:10

Atualizado em 16/08/2022 às 13:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Lula beija aluna em discurso na Universidade de São Paulo / Joe Silva/Gazeta de S. Paulo

A USP (Universidade de São Paulo) promoveu nesta segunda-feira (15) uma aula com os candidatos do PT à Presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva e o candidato ao Palácio dos Bandeirantes, Fernando Haddad. O evento marca o início do semestre letivo na universidade e acontece dois dias após a leitura da Carta pela Democracia, documento de autoria da mesma instituição.

Haddad teve fala curta, dando maior espaço ao parceiro que pleiteia o Executivo Nacional. A esposa de Lula, conhecida como Janja, não esteve presente no evento.

Com tom moderado e sem citar Bolsonaro (PL), Lula falou aos estudantes relembrando o fato de que, segundo ele, a visita ocorre após vinte quatro anos desde a última vez em que ele esteve presente na universidade.

Na ocasião, ele afirmou que ele mesmo teve sua formação educacional limitada aos anos iniciais da formação básica e emendou o discurso com falas sobre a importância da educação para o País. Ao lado de professores, ele ressaltou a importância da ampliação da política de cotas, com reserva de vagas para grupos minorizados, e defendeu a ampliação do ensino superior citando o Prouni - um dos programas de acesso ao ensino superior que recebeu investimentos em seu último mandato.

O público lotou o vão livre da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A Gazeta procurou a assessoria de imprensa do candidato para confirmar o número de presentes, mas não recebeu resposta. Muitos estudantes manifestaram saudações de apoio ao petista e entoaram gritos de "fora Bolsonaro".

Lula evitou falar de campanha durante o evento e relembrou regras que regem as eleições presidenciais. "Quando for pra falar de política vocês me chamam", exclamou o presidenciável questionando a limitação de citar atos explícitos de campanha antes desta terça (16), data que marca o início da propaganda eleitoral.

Pesquisa de intenção de votos divulgada nesta segunda-feira e realizada pela FSB mostra Lula à frente de Bolsonaro com 45% dos eleitores indagados, contra 34% do total de apoio ao candidato da direita.

 

Veja fotos do evento:

Créditos: Joe Silva/Gazeta de S. Paulo

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Inscrições estão abertas para Vestibulinho da Etec Bertioga

Interessados devem ter concluído o ensino médio ou estar cursando

Variedades

Lendário dublador José Santa Cruz, morre aos 95 anos

Ele era conhecido pelas vozes de personagens como J. Jonah Jameson, Magneto, Dino da Silva Sauro e Rúbeo Hagrid

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter