X

Política

Cartório de São Vicente faz balanço

340ª Zona Eleitoral, que responde por 440 seções no município, contará com cerca de 2.490 mesários

Publicado em 04/10/2014 às 11:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os preparativos para a eleição de amanhã seguem a todo vapor no maior cartório eleitoral da Baixada Santista, a 340ª Zona, em São Vicente. As urnas, que passaram a noite no Centro de Convenções, seguem hoje para as 440 seções eleitorais de responsabilidade do órgão, que contempla toda a Área Continental, e contará com o apoio de 2800 pessoas. Desse total, 2.490 serão mesários.

Adriana Varela, chefe do cartório, destaca que, desde julho, a zona eleitoral realiza um intenso trabalho de fiscalização e organização. “Até domingo as ações se concentram para que tudo dê certo na eleição. Isso não quer dizer que as operações não aconteçam”, disse. Ela ressalta que a colocação de cavaletes será proibida no domingo.

As ações realizadas pelo cartório, que recebeu sete denúncias online de propaganda irregular, resultaram, até agora, na apreensão de 171 cavaletes e três processos envolvendo carros de som. “Os cavaletes serão devolvidos aos proprietários depois da eleição. Os processos do som foram encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral para avaliação”, afirma Adriana. Nenhum candidato foi multado.

Candidatos intensificaram propaganda (Foto: Luiz Torres/DL)

O cartório da 177ª Zona Eleitoral recebeu 13 denúncias online. Nos últimos três meses foram apreendidos 320 cavaletes e também houve a constatação de uma festa promovida por candidato - o que é proibido pela legislação eleitoral.

“A população de São Vicente precisa ser mais criteriosa e exigente, para ver se começa a ser tratada com mais respeito quanto à propaganda eleitoral, que tem sido exagerada. Os políticos mudam quando a população muda”, destaca Adriana.

Sobre a expectativa para amanhã, a chefe da 340º Zona Eleitoral disse que está confiante. “Espero que tudo ocorra tranquilamente. Estamos preparados para qualquer imprevisto”, afirma Adriana, que dá uma dica aos eleitores: “Vá com o rascunho ou a cola com os números dos seus candidatos. Não confie na memória, pois são muitos cargos e a demora poderá atrasar o processo eleitoral”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Praiamar Shopping contará com apresentações musicais no Dia das Mães

Show da Banda Sapato Velho, cover do Roupa Nova, abre a programação na sexta-feira (3)

Cotidiano

Com facão e motoserra, dupla é detida cortando árvore em São Vicente

Eles não tinham a documentação necessária para fazer isso

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter