X

Política

Brasil busca resolução na ONU contra espionagem

A iniciativa coincide com o aprofundamento do escândalo de espionagem eletrônica envolvendo agências do governo dos EUA, que teriam monitorado as comunicações de aliados

Publicado em 26/10/2013 às 10:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governo brasileiro atua em conjunto com outros países na elaboração de uma resolução a ser apresentada à Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de assegurar a privacidade das comunicações eletrônicas pessoais.

A iniciativa coincide com o aprofundamento do escândalo de espionagem eletrônica envolvendo agências do governo dos Estados Unidos, que teriam monitorado as comunicações de aliados como a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e desenvolvido a capacidade de rastrear praticamente qualquer ação na internet.

No mês passado, Dilma cancelou a visita de Estado que faria ao presidente dos EUA, Barack Obama, e denunciou as ações de espionagem contra aliados no discurso que proferiu na sessão de debates da Assembleia Geral da ONU.

Diplomatas lotados na ONU disseram que o rascunho da resolução ampliaria o direito à privacidade contido no Acordo Internacional sobre Direitos Políticos e Civis, em vigor desde 1976.

No mês passado, Dilma cancelou a visita de Estado que faria ao presidente dos EUA, Barack Obama, e denunciou as ações de espionagem contra aliados em seu discurso na ONU (Foto: Agência Brasil)

Se adotada, a resolução na Assembleia Geral da ONU não é vinculante, mas expressaria a reprovação internacional às denúncias sobre o alcance e o direcionamento das ações de espionagem dos EUA. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

CRIME SEXUAL

Câmera flagra homem estuprando moradora de rua no litoral de SP

Imagens mostram homem montando uma espécie de cabana com papelão e mantendo relações sexuais com a vítima; política tenta identificar agressor

Nacional

Madonna está irritada com o sol no Rio e reclamando de tudo

Quem afirmou isso foi um funcionário do Copacabana Palace, onde a cantora e sua equipe estão hospedados desde o dia 29

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter