X

Política

Alckmin defende candidatura única para o governo de SP

O tucano relativizou a declaração do prefeito de São Paulo, João Doria, de que o partido não abriria mão de uma candidatura própria

Folhapress

Publicado em 29/01/2018 às 20:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A possibilidade de haver mais de um candidato não agrada Alckmin / Luis Blanco/A2img/Fotos Públicas

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, declarou nesta segunda-feira (29) ao falar com jornalistas que o ideal é que os partidos da base tenham um candidato único para disputar o Executivo Paulista. "O ideal é ter um candidato só da base. É questão de conversar", disse.

Questionado sobre ter dito à imprensa que o PSDB abriria mão de um candidato próprio no Estado para apoiar a candidatura do vice-governador Márcio França (PSB) e formar uma aliança disputar a Presidência, Alckmin disse que a questão não está fechada e que dependerá da negociação entre as siglas.

O tucano relativizou a declaração do prefeito de São Paulo, João Doria, de que o partido não abriria mão de uma candidatura própria. "É natural que o PSDB, sendo o maior partido e estando a seis gestões à frente do Estado, tenha candidato próprio, mas não dá pra ir para a mesa de negociação com uma pré-condição, porque senão não há diálogo."

Se nenhum dos partidos abrir mão de encabeçar a chapa, segundo Alckmin, haverá mais de um candidato, algo que para o governador não seria o ideal. A decisão final será do diretório estadual do partido. "Se não tiver possibilidade de unir toda a base, não tem problema. Vamos ter um, dois, três palanques", afirmou.

LULA

Sobre a decisão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) de manter a condenação de Lula no caso do tríplex em Guarujá, Alckmin, que já havia se manifestado nas redes sociais, voltou a elogiar a Justiça.

"Ficou claro que o Poder Judiciário funciona, que temos instituições sólidas. Segundo, que a lei é para todos. Não é possível que alguém do PT ou que seja importante esteja acima da lei".

Para o governador, a definição do ex-presidente ser ou não candidato à Presidência cabe ao PT, mas afirma que o "PSDB estará na disputa seja com Lula ou com outro candidato".

TRANSPARÊNCIA

A fala de Alckmin ocorreu após o governo do Estado assinar convênios de cooperação com o Tribunal de Contas do Estado e outros órgãos para integração do banco de dados, expansão de ouvidorias e do sistema de compras para todas as prefeituras.

O governador afirmou que medida busca dar transparência e gerar economia para os cofres públicos. No ranking da Controladoria-Geral da União que mede o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, São Paulo tem pontuação máxima ao lado de outros onze estados.

Em dezembro, a reportagem da Folha de S.Paulo mostrou que o governador utilizou dados que não estavam acessíveis ao informar economia de R$ 1 bi nos gastos administrativos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Itanhaém

Motorista de caminhão morre após bater veículo em mureta em Itanhaém

O corpo de bombeiros foi chamado e confirmou o óbito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter