X

Política

Adélio agiu sozinho e sem mandantes no ataque a Bolsonaro, conclui PF

Investigações apontam que não foi comprovada participação de terceiros no ataque a Bolsonaro

Da Reportagem

Publicado em 14/05/2020 às 14:57

Atualizado em 14/05/2020 às 15:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em junho de 2019, Adélio foi absolvido do crime contra Bolsonaro por ser considerado inimputável

A Polícia Federal (PF) concluiu em um segundo inquérito que o autor da facada contra o presidente Jair Bolsonaro, Adélio Bispo de Oliveira, agiu sozinho e sem mandantes no ataque.

As investigações apontam que não foi comprovada, por exemplo, a participação de agremiações partidárias, facções criminosas, grupos terroristas ou mesmo paramilitares em qualquer das fases do crime (cogitação, preparação e execução). As investigações foram coordenadas pelo delegado Rodrigo Morais e entregue nesta quarta à Justiça Federal em Juiz de Fora.

O segundo inquérito investigou todo o material apreendido com Adélio Bispo, como celulares, documentos e um computador portátil. Foram elaborados 23 laudos periciais e a PF entrevistou 102 pessoas em campo e ouviu 89 testemunhas no inquérito.

O primeiro inquérito sobre o caso foi concluído em setembro de 2018 e já havia considerado que Adélio Bispo agiu sozinho no momento do ataque e que a motivação teria sido “indubitavelmente política”. Com a conclusão do segundo inquérito, a hipótese de um eventual mandante foi descartada.

CASO
O atentado a Bolsonaro ocorreu em 6 de setembro de 2018, durante um ato de campanha em uma rua do centro de Juiz de Fora. Adélio Bispo foi preso no mesmo dia e teria confessado a facada, segundo a polícia. Em março de 2019, Adélio passou por exames e laudos apontaram que ele tem transtorno delirante permanente paranoide e, por isso, conforme o documento, foi considerado inimputável.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Cotidiano

Morte confirmada: adolescente de Guarujá é mais uma vítima da dengue

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), outras 17 mortes estão sob investigação.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter