X

Educação

Escolas municipais recebem doação de livros infanto-juvenis em Santos

Com ilustrações coloridas e muita diversão, obras abordam conceitos essenciais para a formação integral dos futuros cidadãos

Da Reportagem

Publicado em 27/10/2023 às 15:33

Atualizado em 27/10/2023 às 19:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além da doação de 400 livros de 10 diferentes títulos da Editora Evoluir para cada uma das escolas / Divulgação

Apresentar aos alunos o universo mágico dos livros, ao mesmo tempo em que trabalha conceitos essenciais para sua formação integral, como igualdade racial, valorização da cultura indígena, protagonismo feminino, educação socioemocional e sustentabilidade. Essa é a meta do projeto Viajando na Leitura, que chega a diferentes escolas da rede pública de Santos (SP).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A iniciativa é da Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – e conta com o patrocínio da Ultracargo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Além da doação de 400 livros de 10 diferentes títulos da Editora Evoluir para cada uma das escolas, o Viajando na Leitura promoveu também uma capacitação dos educadores, com a realização de workshops nos dias 2 e 5 de outubro. Nesses encontros formativos, foram sugeridas estratégias e atividades para fomentar o gosto e o hábito da leitura em sala de aula, com apoio do acervo recebido. As obras possuem ainda áudio descrições para que as crianças com deficiência visual possam acessar o conteúdo.

“Todos os projetos da Evoluir são desenvolvidos para estimular entre as crianças e jovens competências que serão essenciais para um futuro mais próspero, incluindo habilidades como o trabalho em equipe, a formação do pensamento sistêmico, o agir consciente e a escuta ativa e empática”, explica Priscila Col Del Nero, coordenadora do Viajando na Leitura na Evoluir. “No Viajando na Leitura, usamos o mundo mágico dos livros para trabalhar esses conceitos, de uma maneira leve e muito divertida, com o propósito de engajar os alunos nesse universo”.

Priscila acrescenta que os livros escolhidos para compor o acervo doado não apenas trazem conteúdos essenciais para a educação integral, mas valorizam a linguagem simples, acessível, e as ilustrações coloridas e lúdicas, tornando ainda mais atraente esse contato com cada uma das obras. “Nessa edição do projeto, inclusive, estamos entregando sete títulos novos da Editora Evoluir, que abrangem temas diversos e fundamentais, desde a cultura indígena até a igualdade racial e a preservação do meio ambiente, todos adequados à capacidade de leitura e compreensão dessa faixa etária”, completa.

A Ultracargo, que opera um terminal de granéis líquidos na região, busca gerar um valor duradouro para a sociedade por meio do apoio a projetos como esse: “definimos a educação como a base da nossa política de responsabilidade social após a realização de um diagnóstico entre as comunidades próximas aos nossos terminais. O estímulo à leitura é o primeiro passo para que as pessoas se apaixonem pela educação e, posteriormente, aproveitem melhor as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional”, avalia Fernanda Nogueira Guedes, gerente de Sustentabilidade e Comunicação da Ultracargo. 

Conheça os títulos que compõem o acervo doado pelo projeto:

1) Curielo, o micróbio cientista
Texto: Cristiana Libânio - Ilustrações: Giorgia Massetani
Tema: saúde
Sinopse:  Curielo é fora do comum − um micróbio cientista, que gosta de estudar e se aventurar pelo corpo humano para entender seu funcionamento e assim ajudar as pessoas a terem uma vida mais sadia e feliz. Curielo vai entrar no corpo de Pedro – o que será que ele vai encontrar passeando pelas células do menino?!

2) Todos Juntos!
Texto: Bia Monteiro - Ilustrações: Camila Rosa
Tema: sociedade
Sinopse: No ano de 2000, a ONU convidou a sociedade civil e governos a olhar com atenção os maiores problemas globais e juntos estabeleceram os Objetivos do Milênio. Com rico conteúdo informativo, que inclui também os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o livro é um convite a conhecer e a se mobilizar para os desafios a serem enfrentados nos próximos 15 anos.

3) Quiprocó na Fazenda - Eleições para prefeito
Texto: Paulo de Camargo - Ilustrações: Orlando
Tema: democracia
Sinopse: Um sapo muito inteligente conta a história de uma fazenda onde os animais viviam na maior confusão, até que foi proposta uma eleição para prefeito. Nas divertidas plataformas apresentadas por cada candidato, vai-se percebendo que os interesses de uns nem sempre são os interesses dos outros. Com suas originais e coloridas ilustrações, Quiprocó é um livro que diverte e educa para democracia.

Lançamentos

4) Era uma vez uma menina... 
Texto: Bárbara Dias - Ilustrações: Larissa Ribeiro
Tema: protagonismo feminino
Sinopse: Era uma vez uma vez uma menina... Não é assim que os narradores começam a contar histórias? Mas essa menina não quer histórias chatas e paradas no tempo, onde nada acontece com ela. Então, resolve tomar a palavra e criar a sua própria aventura. E ali, vai ter que descobrir dentro de si mesma a coragem para vencer um monstro enorme, que está acabando com a alegria de viver de uma cidade inteira. Será que ela consegue?

5) Um Céu Estrelado
Texto: Mônica Guttmann - Ilustrações: Fran Matsumoto 
Tema: socioemocional
Sinopse: Para a menina, o propósito da vida era trocar corações. Já para a mulher, o sentido da vida era distribuir razões. Um dia elas se esbarram, mas a diferença entre elas atrapalha o encontro. É preciso que o tempo traga a sabedoria para que a razão e a emoção consigam encontrar a harmonia.

6) Eu e Tu
Texto: Vana Campos - Ilustrações: Guto Lacaz
Tema: socioemocional
Sinopse: No princípio só tinha eu. Até que conheci o tu. Então viramos nós. Mas o que acontece quando o tu não quer fazer aquilo que eu quero? E você já parou para se colocar no lugar do tu? Pois para o tu, eu é ele, e eu é que sou tu. Confuso? Uma história sobre alteridade. 

7) Elefante
Texto: Angela Pappiani - Ilustrações: Taisa Borges
Tema: cultura indígena
Sinopse: Um dia o pai de Uti traz uma surpresa para a aldeia: um filhote de anta. Ele recebe o nome de Elefante e logo é acolhido pelo menino e sua irmã. Todos adoram as brincadeiras de elefante. Um dia, porém, o animal cresce e some. Uti também cresce e inicia os rituais que o prepararão para a vida adulta.  Mas o laço de amizade entre Uti e Elefante é forte, e os dois ainda vão se encontrar muitas vezes. 

8) O Tesouro de Amina
 Texto: Flávia Santos - Ilustrações: Suzane Lopes
Tema: igualdade racial
Sinopse: Amina é uma menina feliz, porém raramente sorri. Ela tem vergonha de mostrar os seus dentinhos separados. Um dia, a professora pede um trabalho sobre sua árvore genealógica e sua avó conta sobre os antepassados da família. Amina aprende, com sua história, a se orgulhar do seu sorriso.

9) O que o meu tênis tem a ver com tudo isso?
Texto: Edson Grandisoli - Ilustrações: Casa Locomotiva
Tema: meio ambiente
Sinopse: Você sabia que tudo, todas as coisas, vêm da natureza? Até o seu tênis. Você sabe como ele é feito? E sabe o que acontece com ele depois que já está acabado demais para ser usado? Você já parou para pensar quantos pares de tênis já foram descartados no mundo todo? Será que nós, humanos no planeta terra, estamos lidando com as coisas da melhor maneira que podemos? Ao acompanharmos o processo de produção de um tênis, nos deparamos com muitas perguntas e contamos um pouco sobre o conceito de economia circular. 

10) Silêncio?
Texto: Flávia Maia - Ilustrações: Natália Gregorini
Tema: musicalidade
Sinopse: Você sabia que a natureza fala? É só a gente andar por aí que escutamos os sons do mundo ao nosso redor. Entre a realidade e a imaginação, nossa personagem passeia pela paisagem, escutando o que vê. E a gente escuta com ela.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Festival BRAVO oferece bolsas para oficinas de música em Santos; confira vagas

Processo seletivo será realizado mediante análise de currículo e vídeo

Itanhaém

Centro de Atendimento Para Dengue de Itanhaém será descontinuado

Secretaria de Saúde vai direcionar os esforços para outros locais do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter