Trump determina que levantamento de sanções contra o Irã seja revisto

No entanto, o Departamento de Estado mostrou preocupação pelo papel do Irã 'como Estado patrocinador do terrorismo'

Comentar
Compartilhar
19 ABR 2017Por Agência Brasil17h30
Donald Trump determinou uma revisão no levantamento das sanções contra o Irã em virtude do acordo nuclear de 2015Donald Trump determinou uma revisão no levantamento das sanções contra o Irã em virtude do acordo nuclear de 2015Foto: Divulgação

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, determinou uma revisão no levantamento das sanções contra o Irã em virtude do acordo nuclear de 2015, que Teerã cumpriu até agora. As informações são da Agência EFE.

"O Departamento de Estado certificou que, em 18 de abril, o Irã está cumprindo seus compromissos", adotados no pacto nuclear assinado em julho de 2015 com os EUA e mais cinco potências.

No entanto, o Departamento de Estado mostrou preocupação pelo papel do Irã "como Estado patrocinador do terrorismo". Ele alertou o Congresso para avaliar se a ordem de Trump sobre o levantamento das sanções é de apoio à segurança nacional dos EUA.

"O Irã continua sendo um patrocinador de destaque do terrorismo por meio de muitos métodos e plataformas", afirmou o secretário de Estado, Rex Tillerson, em carta enviada ao presidente do Congresso, Paul Ryan.

O pacto nuclear de 2015 estabeleceu o levantamento das sanções internacionais contra o Irã, em troca de o país limitar sua capacidade atômica e permitir o monitoramento de programa nuclear.