X

Mundo

Terremoto de 6,9 graus atinge fronteira entre Guatemala e México

O tremor foi sentido em vários pontos do país e provocou cortes de luz em algumas áreas, como a província de San Marcos, Suchitepequez e Retalhuleu, e pequenos deslizamentos

Agência Brasil

Publicado em 14/06/2017 às 11:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um terremoto de 6,9 graus na escala Richter sacudiu hoje (14) o Sudoeste da Guatemala, em uma região próxima à fronteira com o México, segundo informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). A informação é da Agência EFE. Pelo menos uma pessoa ficou ferida.

O tremor foi registrado à 1h29 (horário local, 4h29 no horário de Brasília), a cerca de 8 quilômetros a sudoeste de Tajamulco, muito perto da zona de fronteira com a região mexicana de Chiapas, sendo fortemente sentido na capital guatemalteca.

O epicentro foi localizado a 151 quilômetros de profundidade. O tremor foi sentido em vários pontos do país e provocou cortes de luz em algumas áreas, como a província de San Marcos, Suchitepequez e Retalhuleu, e pequenos deslizamentos.

Nesta última província, um homem de cerca de 40 anos, que não foi identificado, ficou ferido quando parte da igreja Santa Lúcia, em San Sebastián, ruiu.

Na mesma área de fronteira com o México foi registrada uma réplica, que segundo informação preliminar do organismo científico da Guatemala foi de 5,6 graus, a 76 quilômetros de profundidade e a uma distância de 59 quilômetros de San Marcos.

As autoridades não descartam mais réplicas, motivo que levou os bombeiros, por meio de seu porta-voz Julio Sánchez, a pedir à população para tomar as precauções, principalmente quem vive perto de ladeiras, barrancos ou colinas.

O presidente guatemalteco, Jimmy Morales, também pediu, pelas redes sociais, aos moradores que mantem a calma e tenham atenção a possíveis réplicas.

Quarto país do mundo em risco devido a ameaças naturais, a Guatemala registra forte presença de tremores, mais de 10 mil pontos de risco por inundações e deslizamentos, o que afeta cerca de 3 milhões de pessoas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter