X

Mundo

Índia libera exportação e vacina de Oxford deve chegar ao Brasil no sábado

Avião do Instituto Serum partirá da Índia nesta sexta-feira; governo brasileiro aguarda recebimento de 2 milhões de doses de imunizante

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 21/01/2021 às 19:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Índia doou doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 para o Nepal / NIRANJAN SHRESTHA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O governo indiano autorizou as exportações comerciais de vacinas contra Covid-19, de acordo com o secretário de Relações Exteriores da Índia, Harsh Vardhan Shringla. A informação foi dada em entrevista à agência de notícias “Reuters”. A partir disso, as primeiras doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca devem começar a ser enviadas ao Brasil nesta sexta-feira (22).

Anteriormente, o país apenas enviou remessas de vacinas gratuitas a países vizinhos. De acordo com o Consulado em São Paulo, um avião do Instituto Serum partirá da Índia na sexta e deve desembarcar no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, no sábado (23).

De lá, a carga será enviada para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para ser etiquetada e armazenada.

Importação

A exportação de doses foi suspensa até o governo indiano iniciar o seu próprio cronograma de vacina no fim de semana passado. Então, após o início, o país enviou carregamentos gratuitos para países vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.

A carga de 2 milhões de doses da vacina que o Brasil comprou do Instituto Serum estava enfrentando dificuldades para sair do país. Na quarta-feira (20), o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, afirmou que não havia prazo para receber as doses, mas negou que problemas políticos e diplomáticos com a Índia tenham atrasado a entrega.

"Em relação ao prazo para entrega das vacinas que estamos importando da Índia, eu não posso mencionar agora um prazo, mas queria reiterar que está bem encaminhado e que estou conduzindo pessoalmente as conversações com as autoridades da Índia", disse o chanceler brasileiro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

Cotidiano

Operação Comboio na Anchieta gera lentidão na manhã desta sexta-feira

Parte da lentidão é por conta do tempo encoberto com chuva em pontos isolados do Sistema Anchieta-Imigrantes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter